Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Novembro de 2009 às 09:14
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Grupo do atual presidente Francisco Faiad venceu mais uma vez a eleição para dirigir uma das entidades de classe mais representativa de MT

O advogado Cláudio Stábile foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso com 2.431 votos contra os 1.939 obtidos pelo adversário na disputa, João Vicente Scaravelli. O resultado já era comemorado por Stábile e aliados cerca de 30 minutos após o início da apuração, ao final de um dia que movimentou o Centro Político Administrativo e estampou a rivalidade entre as chapas que almejavam a cúpula da entidade.

Na prática, a vitória de Stábile representa a manutenção no comando da entidade do grupo encabeçado pelos advogados Francisco Faiad, presidente por dois mandatos, e Ussiel Tavares, ex-presidente e hoje procurador-geral de Cuiabá, contra o discurso de independência pregado por Scaravelli durante a campanha eleitoral à OAB. Ao longo do pleito, Scaravelli foi duramente criticado pelos adversários por criticar a atual gestão da entidade, embora faça parte da diretoria.

Entre os 2.643 advogados que votaram nas 10 urnas eletrônicas instaladas na sede da OAB, no CPA, 1.424 optaram por Stábile e 1.219 por Scaravelli. No quantitativo das 10 urnas, Scaravelli venceu em apenas duas. A vantagem do vencedor sobre o então adversário se ampliou no cômputo dos votos nos 31 municípios do Estado onde a votação ocorreu, selando a diferença de 492 votos a favor de Stábile. A votação começou às 9h e foi encerrada às 17h.

Entre os colégios do interior, a disputa mais acirrada se deu em Sinop, onde 93 advogados votaram a favor de Stábile e outros 92 a favor de Scaravelli, e em Juína, onde o placar foi encerrado em 21 x 20, respectivamente. Em Várzea Grande, foram 78 votos obtidos por Stábile e 68 por Scaravelli. Já em Rondonópolis foram 167 votos arrebanhados pelo vencedor e 105 pelo adversário.

A cada parcial divulgada pela comissão eleitoral da OAB, aumentava a algazarra de advogados-eleitores que aguardavam o resultado final, amontoados na fachada da sede da entidade. Tambores e gritos de guerra animavam o local. À medida que a vitória de Stábile se desenhava com a confirmação de resultados em vários municípios e urnas da Capital, a torcida de Scaravelli, pouco a pouco se esvaziava. Ele saiu do local minutos após o início da apuração, evitando o tradicional cumprimento ao vencedor da disputa.

O novo presidente conduzirá a entidade por um período de três anos, ao lado dos outros 60 membros que integram a diretoria da entidade.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150615/visualizar/