Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 14 de Novembro de 2009 às 13:15

    Imprimir


Cerca de 60 pessoas da Zona Urbana e Rural foram beneficiadas

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Nortelândia, acaba de encerrar mais dois cursos, destinados a capacitação de jovens e mulheres no município. O curso de pedraria, onde 30 mulheres apreenderam mais uma arte, e que pode se transformar em uma fonte de renda, bem como na confecção de material para o consumo próprio, como é o caso do curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e atendeu 18 pessoas do sexo feminino.

Os cursos fazem parte da sistemática de capacitação da população local, que já atendeu mais de 800 pessoas nos últimos 10 meses, um dos objetivos é tornar as pessoas envolvidas economicamente ativas, podendo com o que aprenderam iniciar pequenos negócios na própria casa, além de atender necessidades pessoais, diminuindo custos da despesa familiar, inclusive já há mulheres que estão comercializando as peças produzidas no curso de pedraria.

Nesta sexta-feira (13.11), se encerrou o curso de Cultivo do Mamoeiro, realizado pelo Senar, em uma propriedade do Assentamento Barreirão, onde vivem 194 famílias. Cerca de 12 pequenos proprietários rurais, entre homens e mulheres, receberam noções de compostagem, adubação, preparo de substrato de mudas, preparo das mudas, plantio, controle de pragas e doenças, colheita e comercialização.

Os produtores ficaram satisfeitos com o aprendizado, que não ficou só na parte teórica, e foi desenvolvido na prática, o que facilitou o entendimento por parte dos agricultores. Eles elogiaram o teor do curso e disseram ter ganho conhecimento suficiente para melhorar a qualidade na produção do mamão e aproveitar melhor os recursos naturais, sem ter que gastar muito dinheiro para adubar a terra e plantar o mamão. O senhor Joanino Sebastião da Silva, 72, estava eufórico, e anunciou que pretende formar um grupo de parceleiros para produzir em conjunto e assim obter o melhor resultado. Joanino da Silva, disse que esta mais animado em plantar o mamão, depois que o município abriu a feira do pequeno produtor e desde o primeiro semestre do ano compra os produtos da Zona Rural para inserir na merenda escolar. “Antes tudo que a gente produzia, como mandioca, abobora, batata, melão, melancia, acabava apodrecendo ou tínhamos que dar para as pessoas, agora não, temos onde e para quem vender, isso nos anima a produzir” destacou. O produtor rural acrescentou que hoje o município vem incentivando a produção no campo, disponibilizando trator para trabalhar a terra e cursos que ajudam os pequenos produtores a entender melhor cada cultura e obter o melhor resultado.

Participaram do encerramento do curso o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes de Resende, e o Superintendente Regional do Senar, Valter Rodrigues.





Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150881/visualizar/