Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 14 de Novembro de 2009 às 07:19
Por: Ana Paula Bortoloni

    Imprimir


FLORESTA EM PÉ MT levará a Copenhague proposta de compensação Ana Paula Bortoloni Da Redação A proposta de compensação por manutenção da floresta em pé, mecanismo conhecido como Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Evitados (Redd), vai ser apresentada durante a convenção sobre Mudanças do Clima, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no início de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Com diversos pontos a serem ainda discutidos, como a forma de atuação que deverá envolver a criação de um fundo internacional de compensação financeira, a proposta pretende dar benefícios a quem preserva o meio ambiente. O produtor deixa de desmatar o percentual que a legislação permite e recebe por isso. "Quando o produtor explora, ele faz como forma de garantir a viabilidade econômica dos seus negócios. Se ele abre mão, precisa ser recompensado, porque tem direito a explorar", afirma o secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Eumar Novacki.

O Redd é identificado como capaz de diminuir emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2) e também uma ferramenta auxiliar na manutenção da queda dos índices de desmatamento de Mato Grosso. Novacki estima que sejam necessários aproximadamente R$ 3 bilhões para custear as ações, dinheiro que deverá ser arrecadado por meio de um fundo internacional de compensação, junto aos países poluidores, obrigados a realizar ações para redução dos impactos no aquecimento global.

Na Dinamarca, o governador Blairo Maggi e secretários vão apresentar o projeto piloto desenvolvido na região noroeste do Estado, especialmente no município de Cotriguaçu. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, lá foi feito um cadastro das propriedades e, como resultado, houve redução nos índices de desmatamento.

Comemorando a queda histórica de floresta derrubada no Estado, que no último ano foi de 68%, o governo tem como meta explorar 15 mil quilômetros quadrados até 2020, sendo que o permitido pelo governo federal foi de 47.539 mil quilômetros quadrados. "Não queremos o desmatamento, nem o ilegal nem o legal", afirma o secretário-adjunto de Qualidade Ambiental da Sema, Salatiel Alves de Araújo.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150910/visualizar/