Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Novembro de 2009 às 17:01
Por: Arícia Figueiredo

    Imprimir


Mais qualidade, confiabilidade, e flexibilidade operativa ao sistema de transmissão do norte do estado.

Neste domingo, dia 15, a Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte concluirá a instalação de mais um transformador de capacidade de 100 MVA na subestação de Sinop, e energizará a nova subestação de Nova Mutum, com a instalação de mais um transformador de 30MVA. Tais implementos irão duplicar a capacidade de transformação das subestações e conseqüentemente a disponibilidade de energia à região.

Com um montante em torno de R$30 milhões investidos nos dois empreendimentos em 2009, estas obras de ampliação permitirão ainda a conexão das linhas Nobres/Nova Mutum, Nova Mutum/Sinop e as linhas Brasnorte/Nova Mutum - circuitos 1 e 2, dando à região um aumento substancial na confiabilidade e flexibilidade operativa. “Com as mudanças e ampliações na subestação de Nova Mutum, os impactos por ocorrências de interrupções intempestivas ou programadas na transmissão de energia serão substancialmente minimizados. Toda a configuração operativa da linha Nobres/Sinop será melhorada com as obras que estarão sendo disponibilizadas para operação comercial neste 15 de novembro e permitirão maior flexibilidade de manobras de operações, com maior confiabilidade”, explica o gerente da Regional de Transmissão de Mato Grosso, José Martins do Prado.

O gerente da Regional de Engenharia de Mato Grosso, responsável pelas obras, Dr. Hélio Monti, acrescenta que a nova subestação de Nova Mutum possibilitará a ampliação da capacidade de Mato Grosso em transmitir energia que será gerada na usina hidrelétrica de Dardanelos para o Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir da subestação de Brasnorte, aumentando a partir de 2010 em 260 mega watts a energia gerada no estado. “Após essas complementações estaremos preparados para, em 2010, abastecer ao menos 350 mil habitantes do Nortão de Mato Grosso com linhas de transmissão alternativas, ou seja, mesmo que uma das linhas venha a sofrer interrupção, os consumidores não sofrerão corte de energia, pois o abastecimento ficará garantido pela rotas alternativas. A conexão do 2º circuito de 230kv entre Nova Mutum/Sorriso/Sinop deverá entrar no sistema no primeiro semestre de 2010”, informa.

Em 2009 a Eletronorte investiu R$ 48 milhões em obras de engenharia, substituição e acréscimo de equipamentos e ampliações que reforçarão e melhorarão o sistema de transmissão de energia elétrica em todo o estado de Mato Grosso. As obras foram construídas nas subestações de Rondonópolis, Cuiabá, Nobres, Nova Mutum, Sorriso, Sinop e Jauru.

Para permitir a definitiva energização das novas instalações das subestações de Sinop e Nova Mutum o procedimento deste domingo 15-11-2009, demandará o desligamento geral da linha de transmissão e subestações Nova Mutum, Sorriso e Sinop o que levará ao corte de energia a grande parte da população do Nortão do estado, das 5 as 10h da manhã. A Rede Cemat está buscando as alternativas disponíveis para minimizar o impacto da interrupção da energia na região.





Fonte: Ascom Eletronorte Mato Grosso

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150957/visualizar/