Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 13 de Novembro de 2009 às 15:34

    Imprimir


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta sexta-feira (13) que o Brasil assumirá um compromisso voluntário de reduzir a taxa de crescimento de suas emissões de gás-estufa em 35% a 40% até 2020. Ele deu a declaração, exclusiva, ao G1, ao chegar a São Paulo, vindo do Rio de Janeiro. O ministro afirmou que "acredita" que a taxa será de 38%.

Minc participa nesta tarde, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do anúncio do número que o país apresentará na Conferência do Clima, em Copenhague.

Sem medo de se enganar, Minc afirma que o anúncio após a reunião será de um número "mais próximo de 40%." "Acredito em 38%", disse o Ministro. A reunião para oficializar como o Brasil pretende contribuir para frear o aquecimento global será no escritório da Presidência da República na Avenida Paulista.

Apesar de a chefia da delegação brasileira na conferência sobre o clima ter ficado à cargo da ministra-chefe da Casa Civi, Dilma Rousseff, Minc nega que exista uma disputa interna no governo. "Minha aposta é que o presidente Lula vai à Copenhague", disse o ministro. "E se não fosse a ministra a chefiar, seria o Celso Amorim (ministro das Relações Exteriores)."

"Não disputo com a ministra Dilma, que é candidata à Presidência", disse. "Eu sou candidato a deputado estadual."

Os gases que mobilizam governos, cientistas e ambientalistas são responsáveis por um efeito de aquecimento anormal da temperatura do planeta. Especialistas chegaram a um consenso de que, caso as emissões não sejam controladas e reduzidas, efeitos como maior incidência de secas, derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e até intensificação de surtos epidemiológicos, sairão do controle ainda neste século.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150971/visualizar/