Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 12 de Novembro de 2009 às 16:55

    Imprimir


O governo anunciou nesta quinta-feira a redução de 45% na área desmatada na Amazônia de 2008 para 2009.

De acordo com os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a área desmatada passou de 12.911 km2 para um total estimado em 7.008 km2 neste ano. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, é o menor desmatamento já registrado nos últimos 21 anos.

O governo anunciou os dados em uma grande cerimônia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governadores e prefeitos representando 43 municípios da região e ministros, entre eles a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Na cerimônia, foi feito ainda um balanço do programa Arco Verde - Terra Legal, que legaliza terras na região para exploração sustentável.

"Conseguimos dar um passo e demonstrar que existe um modelo alternativo de produção que preserve a floresta em pé. O Brasil vem de longa data fazendo o seu dever de casa. Uma das ações afirmativas mais fortes que nos podemos nos orgulhar de apresentar [na reunião da ONU em Copenhage] é justamente esse programa Arco Verde Terra Legal", afirmou a ministra.

Apagão tecnológico

Menos de dois dias após o apagão que atingiu o país, a cerimônia foi marcada pelo "apagão" dos computadores utilizados para apresentar os dados para os presentes. Com a cerimônia já iniciada e o presidente e ministros no palco, por cerca de 8 minutos técnicos tentaram religar o aparelho para a apresentação.

Nesse período, o presidente Lula entreteve a plateia, andando pelo palco e fazendo piadas, entre elas a que comparava a tela inicial do Windows à fazenda de soja do governador Blairo Maggi. Ao ser chamado ao microfone, o ministro Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) disse que no início houve uma "trapalhada".





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151060/visualizar/