Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 11 de Novembro de 2009 às 04:41
Por: Thâmara Carvalho

    Imprimir


A Controladoria Geral da União no Estado de Mato Grosso – CGU/MT, escolheu a cidade de Rondonópolis como pólo para abrigar as ações de prevenção da corrupção do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, na região sul do Estado. O lançamento aconteceu na noite desta segunda-feira, 9 de novembro, no auditório do Palácio da Cidadania, sede da prefeitura. Com a coordenação do ouvidor do município, Antônio Miranda, o programa contou com uma reunião preparatória no último dia 27 de agosto, onde aconteceu também o lançamento do concurso cultural de redação e desenho entre os alunos do ensino fundamental do município. O evento tem como objetivo envolver a população em uma mudança pela educação, pelo acesso à informação e pelo movimento social.

A iniciativa reune representantes de 11 municípios da região Sul no curso de capacitação para agentes públicos, conselheiros e lideranças municipais, que acontece durante toda esta semana.

O programa nasceu em 2003 na Controladoria Geral da União (CGU), com o propósito de orientar o brasileiro sobre boas práticas de gestão, o cumprimento da lei e contribuir com a sociedade em geral. O conteúdo apresentado para o programa são as licitações; os contratos e convênios; programas federais e; guarda e controle de alimentos e medicamentos.

O prefeito José Carlos do Pátio explica que a medida adotada pela controladoria vem ao encontro do conceito de gestão adotado pela administração municipal. “Concordo com a fiscalização e acho que essa medida blinda os gestores municipais. Não só a CGU, como também o Ministério Público e outros órgãos fiscalizadores estão de parabéns pela iniciativa”, afirma.

Para o Chefe da Controladoria Geral da União no Estado de Mato Grosso (CGU/MT), Arnaldo Gomes Flores, este evento vai elevar o nome do município nacionalmente, pois aliado a este programa estão eventos, como a Caminhada Contra a Corrupção, que acontece em Cuiabá, no dia 13 de dezembro. “A CGU tem realizado muitos eventos e entre eles está o Dia Nacional de Combate à Corrupção. Para comemorar a data a controladoria está organizando uma caminhada em Cuiabá. Durante o programa Olho Vivo no Dinheiro Público, a CGU tem contado com parceiros importantes, como a Polícia Militar e Civil, o Exército, o Tribunal de Contas e os veículos de comunicação”, disse.

Arnaldo Flores explica ainda que o objetivo do evento é estimular o interesse da população em fiscalizar o dinheiro público. “Queremos estimular a população a fiscalizar os gastos públicos. Temos também como objetivo envolver as crianças por meio do concurso de desenho e redação, pois elas são multiplicadoras das informações”, finaliza.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151211/visualizar/