Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 09 de Novembro de 2009 às 08:26
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


O professor-mestre em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Diones Krinski, lançou recentemente o livro ´Peixes de Riachos de Cabeceira de Tangará da Serra, Mato Grosso: lista de espécies e abordagem citogenética´.

A produção, de acordo com o professor, é fruto da dissertação de mestrado defendida no início do ano de 2008, com apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/CUTS) e Prefeitura de Tangará da Serra. “O livro vem no sentido de contribuir com o conhecimento dessa fauna de peixes. Entendendo que livros de referências sobre peixes são escassos, não só no Mato Grosso, mas também por todo o Brasil, e que os poucos que existem constituem instrumento valioso para estudantes e pesquisadores”, disse o professor sobre seu trabalho de pesquisa.

O livro é ricamente ilustrado, com fotos das espécies e dos cariótipos –análises em Giemsa, NOR e banda C-, o que também facilita ao leitor aplicar, reconhecer e compreender a importância do uso de múltiplas ferramentas de estudo. Além do pioneirismo, divulga também o potencial para os diferentes estudos dos peixes da região de Tangará da Serra. “Viemos para apresentar mais uma fonte de pesquisa, que busca além de tudo a familiarização de professores e alunos com nomes científicos, morfologia, classificação de peixes e estudos mais específicos com este grupo, como por exemplo, a citogenética que também é trabalhada nesta obra”. Vale ressaltar que no livro são abordadas ainda informações geográficas, ecológicas, taxonômicas e citogenéticas, com referência a quatro ordens, 11 famílias, 22 gêneros e 31 espécies de peixes que vivem em riachos de cabeceira. “O livro foi idealizado buscando não ser apenas um livro de listas de espécies, mas também com outros enfoques, tais como o ecológico e citogenético, além é claro de despertar o gosto pelo estudo ictiológico na região de Mato Grosso”, finaliza.

O livro, que tem como orientador o professor Carlos Suetoshi Miyazawa, da UFMT, foi doado para todas as escolas municipais de Tangará da Serra, além de instituições do ensino superior. Os interessados em adquirir um exemplar podem fazê-lo através do contato com o professor Diones Krinski pelos telefones 9613-2941 pelo valor de R$ 30.

O professor, que atua na área de Genética Animal, com ênfase em Citogenética, já esta trabalhando para lançar seu segundo livro, que tratará sobre a história e informações turísticas do município.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151431/visualizar/