Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 31 de Outubro de 2009 às 09:48
Por: Mateus Leite

    Imprimir


Personagem principal em meio à tantas autoridades municipais e do estado, o presidente do STF – Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça ministro Gilmar Mendes, que é natural de Diamantino, viu como um grande salto tecnológico a instalação do Processo Judicial Digital (Projudi).

Diamantino será a 15ª comarca do estado de Mato Grosso a oferecer essa digitalização e para que ela fosse instalada uma grande cerimônia foi organizada nesta sexta feira (30) na Faculdade UNED e teve a participação do ministro Mendes.

Antes do cerimonial ele conversou com a equipe de reportagem do ‘O Divisor’ e disse com o processo judicial ganha ‘celeridade’ com a informatização e que isso é uma tendência mundial que chega a Diamantino.

“Vejo que haverá um grande ganho em termos de dinâmica processual em geral, principalmente em termos de celeridade. A experiência que estamos tendo em todo Brasil é altamente positiva e é uma tendência mundial que chega a Diamantino neste momento” disse.

A iniciativa, de acordo com o juiz responsável pelo Juizado Especial Cível e Criminal da referida comarca, Luis Fernando Voto Kirche, trará vantagem na prestação jurisdicional, pois proporcionará agilidade ao trâmite de processos.

Durante o evento também foi inaugurado o Posto Avançado do Juizado Especial na Uned, que atenderá a demanda do município.

O magistrado destacou que tanto a instalação do Projudi como a inauguração do posto serão fatores que auxiliarão no acesso das pessoas mais carentes à Justiça.

Ainda conforme o magistrado, os servidores que atuam no juizado estão em treinamento para atuar com o novo sistema.

A capacitação começou no dia 26 e finalizou nesta quinta, dia 29.

PROJUDI – O Processo Judicial Digital é um software de tramitação eletrônica de processos mantido pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006. Em Mato Grosso o sistema foi implantado em 2007, como projeto piloto no Juizado Especial do Planalto (Quinto Juizado Especial).

Desde então o processo de expansão teve início e 16 comarcas já operam com o Projudi. Entre elas estão Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Poconé, Sorriso, Tangará da Serra, Barra do Garças, Sinop e Cáceres.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151834/visualizar/