Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 17:49

    Imprimir


Mais uma fase do Exame de Ordem, prova qualificatória para ingresso na carreira de advogado, foi concluída domingo pela Ordem dos Advogados do Brasil. Realizada em todo o Brasil, em Mato Grosso não foi registrado qualquer incidente. Nesta segunda fase, participaram 735 bacharéis em Direito em todo Estado. O resultado final deverá ser divulgado no próximo dia 17 pela Fudação Cespe, responsável pela aplicação das provas.

“Hoje temos uma Exame de Ordem que tem credibilidade. Por muito tempo lutamos por essa federalização, para moralizar o ingresso na carreira. Antigamente, o bacharel fazia provas em vários estados e depois transferia sua OAB. Hoje isso acabou. E, felizmente, a cada etapa que concluímos, temos a certeza que foi uma bandeira de luta correta, que muito contribui para a qualificação do mercado” – disse o presidente da OAB, Francisco Faiad.

Faiad lembrou que não bastasse o problema do chamado “candidato-viajante”, a Ordem ainda enfrentou graves casos de facilitação de ingresso de bacharéis no mercado. “Tivemos inclusive situações de extrema anomalia, que ajudavam a manchar a reputação da Ordem, como acusações de envolvimento de dirigentes, que estariam beneficiando amigos que faziam o Exame” – ele lembrou. “Felizmente, essa situação faz parte do passado”.

O presidente da OAB explicou que Mato Grosso continua na vanguarda do Exame de Ordem. Atualmente, as provas são aplicadas em Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Diamantino. Mato Grosso é um dos poucos estados do Brasil em que o Exame é realizado em outras cidades fora da capital. “Esse esforço é feito para contribuir com o bacharel, que tinha que fazer grandes deslocamentos. Até pelas dimensões do Estado. E esperamos avançar ainda mais” – disse Faiad. Para o próximo Exame, o objetivo é realizar provas também no município de Primavera do Leste, considerado um dos grandes polos de formação de acadêmicos.

Além de estruturar o Exame de Ordem, com a proposta de federalização, iniciada na gestão de Ussiel Tavares, a OAB de Mato Grosso tem trabalhado, segundo Faiad, no sentido de melhorar a qualidade do ensino jurídico. “Temos avançado, mas não no patamar que desejamos” – disse ele, ao enfatizar o apoio das universidades. “Todas as instituições de ensino superior estão comprometidas conosco nesse projeto” – acentuou.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152198/visualizar/