Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 15:58

    Imprimir


Previsão é de que cerca de 3 mil índios sejam atendidos no local.

Será lançada hoje, em Tangará da Serra, o projeto de construção da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) na cidade. Com o objetivo de acomodar indígenas em tratamento, a pedra fundamental da obra de construção da casa na região será lançada às 16h40 pela Coordenação Regional de Mato Grosso da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na rua 58, no bairro Jardim Europa, em Tangará.

Atualmente, a Fundação aluga uma casa provisória para servir de apoio aos índios que se deslocam até o município em busca de atendimento médico, ou para a realização de consultas, exames ou tratamentos. De acordo com a chefe da Casai de Tangará da Serra, Zilma Aparecida Gonçalves, a nova Casai ficará a poucos metros de uma Unidade Mista de Saúde, que realiza pronto atendimento e internações.

De acordo com a Funasa, o local vai beneficiar cerca de 3 mil índios das etnias Paresí, Myky, Irantxe, Umutina, Nambikwara e Enawene Nawe.

Mais de R$ 1 milhão será investimento para a construção da Casa de Apoio. A obra está prevista para ser concluída em seis meses.

Investimentos

Além da Casai de Tangará da Serra, a Funasa informou que vai investir na contrução da casa de apoio em outras duas cidades da região leste do Estado.

As novas casa serão em Canarana (822 quilômetros da capital), em que cerca de 6 mil índios, de 14 etnias, que vivem no Parque Nacional do Xingu passarão a ser atendidos ; e em Barra do Garças, o que de acordo com o chefe em exercício do Distrito Sanitário Especial indígena Xavante, João Martins, poderá atender melhor a maior etnia de Mato Grosso, constituída por 15 mil índios.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152211/visualizar/