Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 24 de Outubro de 2009 às 04:55
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Levantamento do Imea mostra que 2,170 milhões de hectares foram semeados em MT

O plantio de soja em Mato Grosso já atingiu 37% da área destinada ao grão na safra 2009/2010. Isso significa que, do total de 5,867 milhões de hectares que serão cultivados com a oleaginosa neste ano agrícola, 2,170 milhões de hectares já foram semeados. Os dados são do acompanhamento de plantio divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Imea, fechado na quinta-feira (22). O número revela que o plantio está sete pontos percentuais mais avançado que o registrado na mesma data do ano passado, quando 30% da área havia sido semeada.

O diretor-administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro, explica que o clima está sendo favorável ao plantio do grão e que se tudo continuar do jeito que está, ele pode ser concluído até 15 dias antes do previsto. O plantio de soja, conforme ele, é orientado por centros de pesquisa até o dia 20 de novembro. "Mas há regiões em Mato Grosso, de menos importância em quantidade, em que o plantio vai até o dia 5 de dezembro".

Fávaro considera que o plantio poderia estar ainda mais acelerado, já que as chuvas vêm contando ponto a favor dos sojicultores. No entanto, conforme ele, algumas chuvas que caíram em setembro não puderam ser aproveitadas em respeito ao vazio sanitário, que terminou no dia 15 do mês passado. "Mesmo assim o produtor vem aproveitando as boas condições do tempo e semeando a terra", diz ao acrescentar que na cidade dele, Lucas do Rio Verde, da área total estimada para a soja este ano, que é de 240 mil hectares, 90% já foi semeado.

Conforme o acompanhamento do Imea, a região onde a plantação está mais adiantada é a Médio-Norte, justamente a que tem maior área destinada à cultura no Estado. Dos 2,380 milhões estimados para esta temporada, 47,7% já foram plantados, o que equivale a 1,135 milhão (ha). No mesmo período de 2008, a região havia semeado 37,7% da área. Com o mesmo percentual, a região Oeste já plantou 47,7%, porém de uma área menor, que totaliza 930,2 mil (ha), resultando em uma semeadura de 443,1 mil (ha). A área com menor percentual plantado é a Nordeste, com 5% dos 490,4 mil (ha) previstos, mas no ano passado, nesta época, nada havia sido plantado.

Reação - No mercado futuro, o preço do bushel de soja apresenta recuperação. Encerra a semana cotado a US$ 10,05, aumento de 2,8% em relação aos US$ 9,77 do início desta semana. Fávaro explica que a elevação é motivada pelo clima ruim nos Estados Unidos, que registra fortes chuvas no início da colheita.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152428/visualizar/