Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Outubro de 2009 às 16:20

    Imprimir


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso tem até esta quarta-feira a notificação de 38.726 casos de Dengue. Desse total, 1.107 foram notificados como casos graves de Dengue.

O Estado registrou 38 casos de óbitos por dengue, sendo que 32 casos foram confirmados e 06 casos estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde.

O número representa um acréscimo de 265.13% de notificações da Dengue, se comparado os períodos de Janeiro a 21 de outubro de 2008 ao de Janeiro a 21 de outubro de 2009.

A capital, até o momento, tem a notificação de 11.118 casos de Dengue. Desses, 311 foram notificados como casos graves de Dengue. Foram registrados a notificação de 13 óbitos, sendo que 08 casos foram confirmados como Dengue e 05 casos estão sob investigação. Já em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 3.954 casos de Dengue. Foram notificados, no município, 08 óbitos, sendo que 07 casos foram confirmados como Dengue 01 caso está sob investigação.

Os municípios que tiveram mortes confirmadas, até o momento foram: Curvelândia (01), Diamantino (01), Jaciara (01), Juara (01), Nova Mutum (01), Rondonópolis (02), Rosário Oeste (02), Sinop (05), Tangará da Serra (02), Tapurah (01).

Monitoramento

O Estado continua em alerta no monitoramento dos 141 municípios e pede a observação sobre as medidas de prevenção e desenvolvimento de ações no que prevê o Plano Estadual de Contingenciamento da Dengue.

O Estado de Mato Grosso realizará um grande mutirão de limpeza do 'Lixo da Dengue', envolvendo os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Para o município de Cuiabá, o Governo disponibilizará quatro patrulhas mecanizadas, compostas de três caminhões e uma pá carregadeira. No caso de Várzea Grande, serão três patrulhas. O Mutirão terá duração de 60 dias.Nesta ação o Estado investirá R$ 1,2 milhão e ainda contará com uma Grande Campanha Publicitária de mobilização da população contra a dengue idealizada pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro diz que o Governo está vigilante quanto a doença e que já constituiu um Comitê Estadual de Combate a Dengue, com aproximadamente 30 entidades. "Queremos envolver toda a sociedade nesse processo, os governos e as entidades constituídas. Unidos teremos como eliminar os focos da dengue", disse o secretário.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152529/visualizar/