Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 17 de Outubro de 2009 às 14:10

    Imprimir


Senadora afirma que com criatividade se descobre vocações no município

A convite do prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, a senadora Serys Slhessarenko, visitou durante praticamente toda a manhã deste sábado (17.10), o município, quando conheceu vários projetos que estão em andamento, dentre eles os projetos “Sementeia” e o “Japuíra” que trabalham com dezenas de mulheres, objetivando capacitá-las para o mercado de trabalho, gerando renda e emprego. A senadora percorreu ainda um trecho da estrada que dá acesso ao projeto de assentamento “Raimundo da Rocha”, onde vivem 194 famílias, na Zona Rural da cidade, se reuniu com professores, funcionários públicos municipais, vereadores, secretários municipais, lideranças e representantes de associações e sindicatos, na quadra da escola estadual “Idalina de Farias” e conheceu a construção de uma creche municipal com recursos do Governo Federal.

Serys Slhessarenko, destacou a importância dos projetos em andamento, e classificou como o caminho correto adotado pelo gestor em busca do desenvolvimento econômico com sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida das famílias. “Percebi aqui o esforço do administrador, o que está sendo feito é muito importante, principalmente esta questão da mudança do comportamento da sociedade” pontuou ela. A Senadora Matogrossense disse que foi uma satisfação estar na cidade e que estava maravilhada com o que conheceu, descobrindo coisas interessantes, ações criativas do gestor, se organizando para descobrir a vocação do município, bem como suas potencialidades. “Saio apaixonada de Nortelândia, percebo que o novo está chegando aqui, uma gestão que estimula as pessoas para que encontrem sua vocação, o governo municipal esta fazendo sua parte e a população precisa fazer sua parte. Eu vi aqui hoje a vontade e determinação de mudar” elogiou Serys.

A senadora conheceu o projeto Japuíra que esta treinando 30 mulheres em parceria com o IMA e a AMPA, e após receberem a capacitação, por meio de uma cooperativa, atenderão demandas no mercado local e regional por uniformes e roupas, com produção em escala industrial e ficou entusiasmada com o Projeto Sementeia tocado em parceria com o Grupo Camargo, Instituto Camargo e ONG Mundaréu, na confecção de chapéus, bolsas, entre outras peças, ela inclusive recebeu de presente um conjunto de peças produzidas pelas mulheres do projeto.

Os secretários municipais protocolaram junto a senadora vários pedidos para liberação de recursos a projetos que estão em Brasília, na área de saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico, como recursos para financiar um projeto de plantio da seringa em 50 conjuntos para irrigar 250 há, no valor de R$ 2 milhões de reais, apoio a construção do Centro do Capacitação, Treinamento e Difusão Tecnológica do Território do Alto Rio Paraguai, construção do laticínio da Coopermisa e o projeto de implantação e estruturação da oficina geral de artesanato e processamento de produtos, entre outros.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, agradeceu a disponibilidade da parlamentar federal em conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos, focados na diversificação da econômica, descobrindo novas vocações e fomentando a geração de renda, com destaque para o balcão de empregos que já colocou no mercado mais de 200 pessoas que se encontravam desempregadas. Fraga pediu empenho da senadora para fazer gestão nos ministérios onde os projetos estão protocolados, já que representam a retomada da economia e do crescimento econômico e social da cidade. “Serys tem uma atuação importante em Brasília em favor dos municípios, é municipalista e pode nos ajudar a consolidar essas idéias que já estamos desenvolvendo e as que ainda estamos buscando apoio financeiro” disse.

Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, vereador Aníbal de Oliveira, os vereadores Luis Fernandes de Souza, Benedito Hudson Monteiro e Mayer, Rubilan Nunes de Oliveira, Mariano Gomes Miranda, Vagnir Barbosa Batista, o vice-prefeito Antônio Meira, os secretários municipais Jossimar Fernandes (Administração), Ruberley Gomes Resende (Desenvolvimento), Elena Regina Campanholi (Saúde), Marlene Júlia Scarpat (Educação), Aldemar Xavier Meira (Finanças), o presidente do diretório municipal do PT, Jose Nogueira, diretores de escolas, professores, agentes de saúde, entre outros.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152898/visualizar/