Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 16 de Outubro de 2009 às 05:10
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


Parlamentares de Mato Grosso discutiram nessa quinta-feira (15) as atribuições do Legislativo em relação às ações e projetos a serem elaborados visando a Copa do Mundo de Futebol.

O debate foi feito na Assembléia Legislativa, durante o IV Fórum Legislativo nas cidades sedes da Copa. O fórum é uma realização do Congresso Nacional. Nessa edição, o Senado foi representado pela senadora Serys Slhessarenko (PT), coordenadora da Bancada Federal de Mato Grosso e membro da Comissão de Desporto e Turismo do Senado e pelo senador Gilberto Goellner (DEM).

Durante o evento, os participantes chamaram a atenção para as necessidades prioritárias e emergentes, que devem ser executadas a fim de garantir que toda a infraestrutura pertinente ao evento esteja pronta na capital Cuiabá e que o Estado também esteja preparado, de uma forma geral, para receber os visitantes.

Entre as preocupações externadas, estão questões ligadas à capacidade de atendimento do sistema de saúde e também de infraestrutura de transportes, em especial, a situação do Aeroporto Marechal Rondon, que atende a demanda da capital.

Sobre esses dois pontos, em especial, a senadora informou que a Infraero já se comprometeu a entregar, até dezembro de 2012 todas as obras necessárias que garantam o bom funcionamento do aeroporto, além de obras emergenciais que serão concluídas até março do próximo ano e que consumirão R$ 82 milhões.

“È clara a necessidade de um suporte legislativo para viabilizar ume vento dessa envergadura e é isso que estamos fazendo. O compromisso da Infraero já está fechado. Assim como é importante destacarmos a adesão de Mato Grosso ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania), que já está trazendo para o nosso Estado investimentos significativos para essa área primordial. Em relação à Saúde, queria destacar a mobilização da nossa bancada no Congresso. Já conversarmos com o Ministério da Saúde, que liberou R$ 14 milhões e 700 mil reais para a construção do novo hospital universitário, com 250 leitos”, lembrou a senadora.

Durante o evento, também foram destacados os esforços dos governos municipal e estadual em alocar recursos que garantam as obras necessárias, assim como a necessidade de articulação junto ao Governo Federal para que outros recursos sejam garantidos.

O Fórum Legislativo está sendo realizado em todas as 12 cidades que serão sub-sedes da Copa com o objetivo central de mobilizar o Poder Legislativo em todos as suas esferas – federal, estadual e municipal – para uma reflexão sobre as responsabilidades dos parlamentares com esse megaevento esportivo internacional, bem como conhecer as oportunidades que estarão abertas para o país, tanto no desenvolvimento do seu turismo, quanto para a sua imagem para o conjunto da comunidade internacional.

Entre outras atribuições, o Poder Legislativo terá a tarefa de promover as consultas democráticas necessárias, bem como as deliberações de suas leis, visando garantir o sucesso do evento. Durante o evento dessa quinta-feira, os parlamentares de Mato Grosso reafirmaram seu empenho e sua unidade, tanto nas articulações, como nas tomadas de decisão, em torno do tema.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153011/visualizar/