Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Outubro de 2009 às 15:26
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Sujeira, vandalismo e abandono. Esta é a atual situação da Praça da Bíblia que a princípio seria um dos cartões postais de Tangará da Serra. A falta de comprometimento por parte do poder público tem refletido na situação não somente desta mas de outras praças do município. Localizada na região central, a Praça da Bíblia recebe diariamente uma grande quantidade de pessoas que usufruem de seu espaço para o lazer e trabalho. Mas também é utilizada como ´moradia permanente´ de andarilhos que consomem bebidas alcoólicas e utilizam drogas no local. A infraestrutura da Praça também merece destaque. Nem todo canteiro é gramado, boa parte das lâmpadas estão quebradas e o lixo faz parte da cena que retrata o descaso do Executivo.

O corretor de imóveis Daniel Vieira, afirma que de 0 à 10 a nota que daria para o Poder Executivo, é 3. Segundo ele é a Praça da Bíblia é um dos locais de grande circulação de pessoas na cidade. E nos finais de semana usada como lazer. Desta forma, de acordo com Vieira, é incompreensível que o município não valorize isso, faça seu trabalho e zele pela praça. “Eu fico aqui diariamente e acompanho a rotina do local. Além da sujeira e depredação, os andarilhos ficam o tempo todo aqui fazendo algazarras e provocando briga entre eles”, diz.

Os banheiros públicos existentes também são causadores de problemas. “O mau cheiro é terrível não tem como utilizá-los”, lamenta. A construção destes banheiros na Praça da Bíblia custou em média R$ 27 mil para os cofres públicos e foi construído no início do ano de 2008. O corretor fala indignado que os andarilhos consomem bebidas normalmente, ficam o dia todo na praça e nenhuma situação é tomada. “Droga e cachaça rolam soltos por aqui, tudo é permitido”, diz.

A situação de abandono estende também para uma das praças localizadas na Cohab Tarumã. Falta de iluminação, sujeira e bancos quebrados são situações que causam reclamação dos moradores, mas nenhuma providência é tomada.

INDICAÇÃO - Várias indicações foram feitas por parte do poder Legislativo exigindo providências em relação a Praça da Bíblia. Porém, até o momento não obtiveram nenhuma resposta por parte do Executivo. O vereador Haroldo Lima fez duas indicações ao município através da Sinfra cobrando lavagem e limpeza na Praça da Bíblia. Na indicação do vereador consta que a praça encontra-se com aspecto de abandono, com muita sujeira necessitando de uma atenção especial por parte do poder público municipal.

VANDALISMO - No momento em que nossa reportagem fazia a matéria no local, fomos chamados pelo zelador da Praça que preferiu não se identificar para mostrar uma cena de vandalismo que ocorreu na madrugada da última segunda-feira. Uma das portas do banheiro masculino localizada no interior do local, foi totalmente arrancada. Indignado, o zelador conta que todos os dias a situação é a mesma. “Além de sujarem a praça, depredam o patrimônio público e nada é feito. Lamentável esta situação”, desabafa.

SINFRA - O secretário municipal de infraestrutura, Almir Batista da Silva, afirmou na tarde de ontem por telefone que a reforma da Praça da Bíblia está em andamento. De acordo com ele no prazo máximo de 15 dias o processo licitatório para contratação da empresa que executará os serviços já deve ter terminado e as obras terão início. O secretário adiantou que será feito o calçamento de toda área em frente a avenida Brasil, local este que está mais danificado. Além disso, todo o serviço de jardinagem e recuperação de bancos será executado na Praça da Bíblia. “Mais da metade da reforma será feita nesta primeira etapa”, fala.

Sobre a reforma da Praça da Cohab Tarumã o secretário disse que de imediato está fazendo um levantamento da situação e de toda documentação do local, para que então possa iniciar com a reforma também da estrutura. Contudo frisou que ainda não tem uma data específica para começar.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153148/visualizar/