Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Outubro de 2009 às 13:32

    Imprimir


A programação do I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, que será realizado em Brasília, nos dias 11 e 12 de novembro, é ampla, pois pretende abarcar uma vasta gama de informações científicas sobre essa oleaginosa, estratégica para a produção de biocombustíveis.

A idéia de intercâmbio de conhecimentos sobre essa espécie ainda não domesticada permeia o evento. As abordagens incluem a cadeia produtiva, destoxificação, sistemas de colheita, e controle de pragas e doenças do o pinhão manso (Jatropha curcas L.).

A abertura do congresso contará com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que centrará foco na produção de matérias primas para biocombustíveis no Brasil. O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães fará palestra sobre o Programa Nacional de Pesquisas em Pinhão Manso. Várias unidades da Embrapa marcarão presença com enfoques diversificados. A Embrapa Agroenergia participará de mesa redonda com tema voltado para recursos genéticos e melhoramentos do pinhão manso e destoxificação. A Embrapa Agropecuária Oeste (MS), com manejo: podas de formação e produção.

A Universidade de Yale (EUA) será responsável pela apresentação do ciclo de vida na cadeia de produção do pinhão manso. O setor privado, por meio do Instituto Tamanduá, está com espaço garantido nas mesas redondas para apresentar suas pesquisas. Pequenos e grandes produtores de pinhão manso contarão suas experiências, em palestras técnicas.

O I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso é organizado pela Embrapa e pela Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ao qual a Embrapa é vinculada.

Confira a programação completa no site do evento. O prazo para envio dos trabalhos encerra na sexta-feira, 16.10.





Fonte: Embrapa Agroenergia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153165/visualizar/