Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Outubro de 2009 às 09:02
Por: Maria Barbant

    Imprimir


De acordo com o último boletim climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), concluído na semana passada, o próximo trimestre (outubro, novembro e dezembro) será de chuvas acima da média para a porção Sul, Sudeste e Oeste do Mato Grosso e, Centro-Sul e Oeste de Rondônia.

O fato repete o ocorrido em setembro, quando a formação do fenômeno El Niño aumentou a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera, deslocando a massa de ar seco que poderia atuar sobre Rondônia e Mato Grosso para o Norte da Amazônia. Com isso, houve um aumento na precipitação nesses Estados (sobretudo no Norte e Nordeste do Mato Grosso), enquanto o Amazonas registrou tempo seco, o que acabou favorecendo a ocorrência de queimadas naquele Estado.

Já as temperaturas para os próximos meses deverão ficar acima da média em quase toda a região Amazônica. Somente o Centro-Sul do Mato Grosso deverá ficar ligeiramente abaixo da média devido a episódios de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), uma faixa de nebulosidade orientada no sentido Noroeste-Sudeste, que se estende do Sul da Amazônia ao Atlântico Sul-Central nos meses de verão.

TEMPORAIS - Nesta semana, a meteorologia prevê que as chuvas iniciadas desde a noite da última segunda-feira (12.10) devem acontecer até sexta-feira (16.10).

Os dias deverão permanecer nublados, com pancadas de chuva e trovoadas. Isso acontece devido à presença de uma frente fria sobre a região Sudeste, que traz zonas de instabilidade para a porção Sul da Amazônia.

O tempo chuvoso atinge sobretudo o Sul do Amazonas, Noroeste do Mato Grosso, Centro-Norte de Rondônia e Acre.

Segundo o meteorologista Luiz Alves, os temporais são comuns entre os meses de setembro e outubro, quando a região está em transição para a estação chuvosa, o que requer atenção da população devido aos fortes ventos e raios. “Nessa semana, as chuvas irão cair pesadas principalmente entre quinta e sexta-feira”, adianta o meteorologista.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Sipam- Sistema de Proteção da Amazônia)





Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153190/visualizar/