Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Outubro de 2009 às 23:50

    Imprimir


Cerca de 80 pessoas de diferentes segmentos da sociedade estiveram reunidos na Câmara Municipal de Tangará da Serra na noite de ontem para discutirem o potencial agrícola natural de MT e a necessidade de inovações no uso e nas práticas de tecnologias produtivas e sociais.

De acordo com a professora e organizadora do evento Marfa Magali Roehrs, na história de Mato Grosso, o processo migratório da década de70/80 foi marcante para a agricultura do Estado. Entretanto, as pessoas pouco ou nada sabiam sobre o potencial agrícola das plantas nativas de Mato Grosso, trouxeram uma visão tradicional de agricultura como cultivo de grandes extensões de terra. Essa prática foi se consolidando de tal forma que se tornou na concepção única do senso comum ao senso intelectual.

“Percebe-se que nos dias atuais muitas plantas nativas já deixaram de existir e outras estão ameaçadas de extinção, sem que sejam conhecidas ou se conhecidas, suas potencialidades não são divulgadas”. Marfa ainda cita como exemplo a poaia, exemplo típico dessa relação do homem com a agricultura local originária desenvolvida em Mato Grosso, especialmente na região.

“Queremos com esse evento além de divulgar essas informações, despertar alternativas em cadeias produtivas, nas comunidades regionais, mas para isso é necessário que os produtores participem das palestras que terão continuidade hoje às 19h e se encerrarão sábado” frisou a Profª Ms. Marfa Magali Roehrs - coordenadora geral do evento.





Fonte: AMM/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153847/visualizar/