Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Outubro de 2009 às 19:31

    Imprimir


O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Barra do Garças, notificou a Secretaria de Educação para que aproveite o período de suspensão das aulas no município, em virtude do avanço do vírus Influenza A (H1N1), para equipar as unidades de ensino com utensílios e produtos de higiene estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Todas as escolas deverão disponibilizar, em local de fácil acesso aos alunos, toalhas descartáveis, água, sabão líquido e álcool gel.

De acordo com o promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, o MPE, em parceria com o poder público municipal, formou um grupo de trabalho permanente e tem adotado uma série de medidas para o enfrentamento do vírus Influenza A (H1N1). As ações estão sendo desenvolvidas não só em Barra do Garças, mas também nos municípios vizinhos como Pontal do Araguaia e Aragarças (GO).

“Logo que constatamos o risco do avanço da 'gripe suína' encaminhamos notificações recomendatórias aos órgãos públicos, comerciantes, instituições bancárias, entidades religiosas, entre outros segmentos da sociedade, alertando sobre o problema e informando sobre as medidas a serem adotadas”, ressaltou o promotor de Justiça.

Segundo ele, o grupo de trabalho tem se reunido com frequência para discutir o assunto. Nessa quinta-feira (01.10), por exemplo, foi promovida uma audiência pública com diretores e professores de escolas e das Faculdades Cathedral , Univar e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante a reunião, foram apresentados vídeos do Ministério da Saúde e o conteúdo da Nota Técnica da Secretaria de Estado de Saúde sobre a medidas de prevenção nas escolas e creches.

“Os dirigentes foram orientados acerca do papel fundamental desempenhado pelas escolas no combate à transmissão do vírus. Isso porque, os estabelecimentos de ensino agregam um grande contingente de pessoas, facilitando a disseminação das medidas de prevenção”, disse o promotor de Justiça.

Na audiência pública foi definido ainda, que os dirigentes dos estabelecimentos de ensino, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde do município de Barra do Garças, vão estabelecer um cronograma de palestras com os pais de alunos. O trabalho de divulgação nas escolas contará com a participação dos professores e estudantes das Faculdades Univar e Cathedral e UFMT, auxiliados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Escritório Regional de Saúde.

Em uma próxima etapa, o MP pretende se reunir com os líderes de bairro de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde dos dois municípios e Escritório Regional de Saúde, visando realizar o mesmo trabalho desenvolvido com os profissionais das escolas. “Posteriormente, nos reuniremos com os demais segmentos sociais, visando atingir o maio número possível de pessoas”, ressaltou.

REUNIÃO SEMANAL - O promotor lembrou que, o Grupo de Trabalho se reúne todas as segundas-feiras, às 17h, no auditório da SMS de Barra do Garças. Participam dos encontros um representante do MP, Escritório Regional de Saúde, SMS, Funasa e UFMT. Durante a reunião são avaliadas as ações já adotadas e quais serão as próximas medidas, acompanhado passo a passo o quadro epidemiológico na região e monitorando as situações de risco.





Fonte: Da Redação/MPE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153869/visualizar/