Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Outubro de 2009 às 16:19

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi a todos os municípios do país para traçar um retrato do campo. O Censo mostrou que em 2006 havia mais de 5 milhões de propriedades rurais, que ocupam quase 40% do Brasil. Em 10 anos, a produção cresceu soja (88%), milho (65%) e a mais expressiva: algodão (188%). Mas a concentração de terras ainda é alta. As maiores propriedades ocupam 43% do total.

Com esse aquecimento da atividade agrícola, veio também um maior desmatamento. As fazendas perderam 12 milhões de hectares da cobertura vegetal, uma área do tamanho dos estados de Pernambuco e Alagoas juntos. Mais da metade dessa perda ocorreu no Norte. Na região, a floresta cedeu lugar para criação de gado. O plantio de pasto aumentou quase 40%.

Em Mato Grosso o quadro não é diferente. Só as fazendas concentram um terço da derrubada de árvores. Foram 4 milhões de hectares. Parte se transformou em lavoura. Em contrapartida, segundo o IBGE, a produção de soja no Estado cresceu 88%, o milho 65% e a mais expressiva foi a de algodão com 188%.O Censo também mostrou que sete em cada 10 propriedades têm luz. Dez anos antes eram apenas quatro.

A pesquisa também revelou que os agricultores estão aprendendo a lidar com os desafios da natureza. No Estado, durante o período de estiagem que são quatro meses do ano, o agricultor esperava a chuva para iniciar o plantio. Mas os produtores que investiram na irrigação comemoram bons resultados. Em uma lavoura em Primavera do Leste, após a colheita da soja e do milho, foi plantado feijão. Foram três safras no mesmo ano. "Há dez anos, tinha cinco equipamentos como este aqui. Agora tem 150", ressalta o engenheiro agronômo, Renato Nascimento Araújo.

No país, a área irrigada cresceu 42% em dez anos. Hoje são mais de 4 milhões de hectares. Quem usa a técnica, diz que não precisa desmatar para produzir mais. "Você tem produtividade, você tem produção ao longo do ano inteiro", disse Brigite Braun, produtora rural. Em 10 anos, as terras destinadas à atividade agrária perderam 23 milhões de hectares. E uma das explicações, segundo o IBGE, foi a demarcação de 60 milhões de hectares em reservas indígenas e unidades de conservação.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153982/visualizar/