Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 08 de Julho de 2013 às 18:27

    Imprimir


Pesquisadores, professores e estudantes norte-americanos são os maiores usuários de informações tecnológicas e científicas produzidas pela Embrapa Meio-Norte. De primeiro de janeiro  até o dia 5 de julho de 2013, já foram registradas mais de 44 mil consultas e downloads – cópias – de dados  no sistema Informação Tecnológica em Agricultura – Infoteca-e, e mais 28 mil no sistema Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa – Alice.


 
Os profissionais brasileiros estão em segundo lugar no ranking dessas consultas e cópias, por meio da internet. As informações registradas nesses repositórios institucionais são acessadas também por profissionais e estudantes de países como Portugal, China, França, Índia, Canadá, Rússia, Ucrânia, Japão e Paraguai. Nos dois sistemas, em 2012, foram mais de 112 mil consultas e cópias registradas.


 
No sistema Infoteca-e, a Embrapa Meio-Norte está entre as 12 primeiras  em número de registro de consultas e cópias. Já no sistema Alice está entre as 20 primeiras do ranking. “Pelo ritmo que estão as consultas até agora, acreditamos que os números vão superar 2012”, prevê a bibliotecária Orlane Maia, responsável pelos sistemas de informação.


 
As coleções- Em cada um dos sistemas, a Embrapa Meio-Norte tem uma boa coleção de documentos. No Infoteca-e são 738 registros entre artigos de divulgação na mídia, boletim de pesquisa e desenvolvimento, circular e comunicado técnico, sistemas de produção, livros técnicos, além da série documentos, cartilhas, folhetos e folderes. 


 
Os números do Alice não ficam distantes. São 633 registros de artigos em anais de congresso e em periódico indexado, capítulo em livro técnico-científico, livros científicos, resumo em anais de congresso, teses e dissertações.


 
A grande biblioteca virtual da Embrapa, construída a partir desses  sistemas de informação, foi criada e lançada em abril de 2011. O trabalho foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, que tem sede em Campinas, São Paulo. Hoje, os registros nos repositórios das  unidades chegam a 66 mil. As consultas e cópias registradas até agora já passam de 3 milhões.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15400/visualizar/