Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Outubro de 2009 às 13:01
Por: Bruna Dock

    Imprimir


Promover o intercâmbio e diálogo entre grupos e artistas de diversas partes do Estado, do país e da América do Sul, e também a difusão de várias linguagens, visões e maneiras do fazer teatral. Este é o objetivo da 3ª Mostra Internacional de Teatro Infantil que, neste ano, acontecerá entre os dias 3 e 25 de outubro em diferentes espaços de Cuiabá, a grande homenageada desta edição, que foi escolhida para ser uma das subsedes para a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, 22 companhias, sendo 12 nacionais e 10 internacionais, mostrarão o que há de melhor no teatro infantil da América do Sul.

No Pantanal Shopping, o festival acontecerá de 3 a 12 de outubro, na Praça de Alimentação, marcando as comemorações do shopping para o Dia das Crianças. A programação inclui lançamentos de livros, oficinas e vídeos infantis, além de muito teatro para a garotada.

Segundo o gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Alfredo Zanotta, incentivar a cultura, a educação e a diversão é uma constante preocupação do shopping. “E é pensando no fomento à cultura que o Pantanal está apoiando a 3ª Miti. Por isso, ao longo do ano, temos apoiado diversas manifestações culturais que só enriquecem nossos clientes”, disse o gerente.

Para o coordenador da Miti, Eduardo Espíndola, além de promover a aproximação com a classe artística que fica além do Estado, essa edição do festival visa, também, atrair a participação geral da garotada, não apenas a das escolas, mas de toda a coletividade. “Queremos abranger novas temáticas e abordagens da produção teatral, tudo adequando à linguagem infantil, valorizando a obra de arte enquanto agente formador e educador, além de ampliar a cada ano a platéia para o teatro infantil”, explicou o coordenador da Miti.

Teatro

O primeiro fim de semana será marcado pelas apresentações dos espetáculos “Encaixotando Shakespeare”, da companhia cuiabana Teatro Fúria, no sábado (3); e “Mágico por Acaso”, do Teatro de La Plaza, da Argentina, no domingo (4).

E para encerrar a programação, a Cia Volta Seca, de Mato Grosso, fará duas apresentações no Pantanal Shopping. No dia 11, o shopping será palco para o espetáculo “Rir Sem Parar” e para o “Cortejo”, uma espécie de procissão, aonde palhaços e músicos da companhia caminharão pelo shopping e a música se desenvolverá a partir de perguntas e respostas, criando, assim, interação entre o público e os artistas. É para gente pequena se divertir e gente grande voltar à infância.

Oficinas

Seis oficinas prometem agitar a criançada nesta semana prolongada. A primeira é a de "Confecção de Bandeirinhas". Com o tema Copa 2014, os participantes da oficina poderão customizar suas próprias bandeiras para torcer pelo Brasil nos dias 3 e 6. Outra atração que dará asas aos pequenos artistas é a oficina para confecção de Imã de Geladeira, que acontecerá nos dias 4 e 7. Após, produzir o seu próprio imã, a garotada poderá expor na geladeira da mamãe.

Nos dias 5 e 9, na oficina “Móbile”, com apenas dois palitos de bambu, linhas e cola, as crianças darão forma a um lindo móbile para enfeitar a casa. A garotada também aprenderá a construir um instrumento musical que faz soar o canto da cigarra, o Rói-Rói. O brinquedo popular, que é universalmente conhecido, poderá ser produzido na oficina “Rói-Rói”, nos dias 8 e 10.

Outro brinquedo que promete encantar as crianças é o Currupiu, confeccionado com botão de furos ou duas tampinhas de metal, em que são feitos dois orifícios por onde passa um pedaço de linha fina e resistente, com as pontas amarradas. O brinquedo, que produz som a partir do movimento giratório das mãos e tensionamento da linha, poderá ser produzido na oficina “Currupiu, no dia 11. Na oficina “Mané Gostoso”, que acontecerá no dia 12, a garotada aprenderá a confeccionar um boneco que tem as pernas e os braços movimentados por meio de cordões, o famoso Mané Gostoso.

Livros

A Miti também levará ao Pantanal Shopping publicações infantis de autores regionais. Neste sábado (3), a escritora Daniela Freire apresentará sua obra “Bugrinho, que menino é esse?”. A publicação é uma biografia infanto-juvenil do poeta mato-grossense Silva Freire. A escritora, que é filha de Freire, vai autografar exemplares e participar de bate-papo com o público.

Outra atividade literária que integra a programação da Miti é o lançamento do livro Poesia Necessária, neste domingo (4). A obra é uma coletânea de poemas produzidos por estudantes das escolas Francisco Ferreira Mendes e Raimundo Pinheiro, que participaram do projeto POESIANECESSÁRIA, em sua segunda etapa.

Fechando as “literalices” do festival, na próxima quarta-feira (7), o ator e escritor, residente em Primavera do Leste, Wanderson Lana, lança seu livro “Teatro”. A obra é uma compilação de textos teatrais destinados ao público infantil. Nos três eventos literários estarão presentes os autores de cada obra e haverá distribuição gratuita de exemplares.

Confira a programação do Pantanal Shopping:

Dia 3 (sábado)

16h às 21h - Oficina Infantil Bandeirinhas

16h às 21h - Cine Miti

17h - Espetáculo Encaixotando Shakespeare, com o Teatro Fúria – MT

18h - Lançamento do livro “Bugrinho, que menino é esse?”

Dia 4 (domingo)

16h às 21h - Oficina Infantil Imã de Geladeira

16h às 21h - Cine Miti

17h - Espetáculo Mágico por Acaso, com o Teatro de La Plaza – ARG

18h - Lançamento do livro “Poesia Necessária”

Dia 5 (segunda-feira)

16h às 21h - Oficina Infantil Móbile

16h às 21h - Cine Miti

Dia 6 (terça-feira)

16h às 21h - Oficina Infantil Bandeirinhas

16h às 21h - Cine Miti

Dia 7 (quarta-feira)

16h às 21h - Cine Miti

16h às 21h - Oficina Infantil Imã de Geladeira

18h - Lançamento do livro “Teatro”

Dia 8 (quinta-feira)

16h às 21h - Cine Miti

16h às 21h - Oficina Infantil Rói-Rói

Dia 9 (sexta-feira)

16h às 21h - Oficina Infantil Móbile

16h às 21h - Cine Miti

Dia 10 (sábado)

16h às 19h - Oficina Infantil Rói-Rói

16h às 21h - Cine Miti

Dia 11 (domingo)

15h às 18h - Oficina Infantil Currupiu

16h às 21h - Cine Miti

17h30 - Cortejo, com Cia Volta Seca – MT

18h - Espetáculo Rir Sem Parar, com Cia Volta Seca – MT

Dia 12 (segunda-feira)

14h às 18h - Oficina Infantil Mané Gostoso

A Miti acontecerá simultaneamente no Teatro e no Centro Cultural da UFMT, Clube Feminino, Parque Mãe Bonifácia, Palácio da Instrução, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), Museu de Arte Sacra e em diversas praças de Cuiabá. O ingresso, simbólico, é a doação de um brinquedo usado e que esteja em bom estado.

Mais informações pelo telefone 3617-4001. Saiba mais sobre o Pantanal Shopping no site www.pantanalshopping.com.br.





Fonte: Assessoria/Pantanal Shopping

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154006/visualizar/