Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 29 de Setembro de 2009 às 09:19

    Imprimir


Termina amanhã o período de proibição das queimadas em Mato Grosso. A chuva antecipada contribuiu para a diminuição dos incêndios no Estado.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de junho a setembro deste ano, choveu quase 200 quililitros na região de Cuiabá. Quantidade bem acima do esperado que colaborou para que o número de focos de queimadas registrado em área urbana e de mata, diminuice. Só em Cuiabá a redução foi de quase 60% se comparada com o ano passado.

Mesmo assim, os satélites do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) registararam que Mato Grosso foi o Estado que mais queimou: foram 23.867 focos. Os municipios mais atingidos foram Colniza (distante 1.065 quilômetros da capital mato-grossense), Nova Ubiratã (502 quilômetros de Cuiabá) e Nova Bandeirantes (1.025 quilômetros).

Durante o período proibitivo, quem é pego ateando fogo pode receber multas que variam de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta, além de ser preso e responder criminalmente por isso. A pena nesses casos é de até 4 anos de prisão, estabelecida pela Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Vale lembrar que mesmo em outras épocas do ano, em terrenos baldios, na cidade, é proibido fazer queimada. E em outras áreas, as pessoas precisam de autorização.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154199/visualizar/