Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Setembro de 2009 às 12:45

    Imprimir


O número de transplantes realizados no país cresceu 24% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período de 2008. O aumento foi puxado pelo Estado de São Paulo, onde o número de transplantes quase dobrou, passando de 671 para 988. O Ministério da Saúde registrou 2.099 procedimentos feitos no país.

De acordo com Rosana Nothen, coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, a tendência de crescimento vem desde 2006. "Temos mais gente preparada hoje e o gerenciamento nos Estados amadureceu", avaliou.

Os transplantes de rim e de fígado foram os procedimentos que tiveram maior crescimento. No entanto, o ministério registrou queda no número de transplantes de coração e pulmão. "São procedimentos mais complexos e os órgãos "duram menos" fora do corpo humano", disse Rosana Nothen.

Em São Paulo, o número de transplantes aumentou 51,43% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008.

O levantamento do Ministério da Saúde aponta que o número de transplantes de córneas caiu 10,86% no Estado. O Ministério da Saúde analisa o dado de forma positiva. Segundo a pasta, não há mais fila de espera por transplante de córneas e isso resulta em cirurgias sendo realizadas um mês após a inscrição do paciente.

De acordo com o ministério, a rapidez reflete na redução do número de procedimentos, em um balanço de longo prazo. O ministério lançou uma campanha nacional para ampliar a doação de órgãos, orientando as pessoas que comuniquem suas famílias de que desejam ser doadores.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154284/visualizar/