Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Setembro de 2009 às 13:37

    Imprimir


MT Fomento faz reunião Sub Prefeitura Várzea Grande sobre Microcrédito O governo do Estado, por meio da MT Fomento, disponibiliza linhas de crédito para diversas áreas. Entre os objetivos, está o de oportunizar às pessoas uma fonte de renda para agregar valor ao produto, consequentemente melhorar a qualidade de vida.

A ação, no entanto, enfrenta dificuldades na hora em que o benefício deve retornar à agência para oportunizar mais projetos. A fim de buscar uma alternativa, a equipe da MT Fomento viaja pelo interior do Estado para renegociar o pagamento dos débitos. Trata-se de um trabalho de recuperação de créditos do Fundo de Aval do Estado (FAE) e Fundagro.

A primeira fase envolveu sete municípios (Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande, Carlinda, Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Colíder e Lucas do Rio Verde) aconteceu entre os dias 3 e 18 de setembro. São benefícios concedidos em 1997 pelo antigo Banco Bemat (Fundagro) e em 1994 pelo Banco do Brasil (Fundo de Aval do Estado) a produtores de baixa renda para plantação de hortifrutigranjeiros como mandioca, acerola, arroz, abacaxi, coco.

O trabalho de recuperação desses créditos encontra resistência, mas pelo menos 40 projetos foram renegociados nesse período e outros clientes estão procurando a Agência de Fomento para tal finalidade. Em Várzea Grande, por exemplo, dos 212 projetos apenas 13 renegociaram. Lucas do Rio Verde e Nova Canaã foram os municípios onde a participação do público na reunião foi maior.

“Já contabilizamos cerca de 60. É uma oportunidade e tanto para esses agricultores. Alguns critérios como 70% de desconto no saldo devedor para pagamento a vista ou 40% no valor parcelado em cinco anos no caso do Fundagro e três anos do FAE são oferecidos. No parcelamento tem juros de 5% ao ano”, explicou Edilene Gonçalves Daltro de Carvalho, diretora de Operações da Agência. Ela liderou as reuniões pelos municípios.

Quem não aproveitar a oportunidade de renegociação estará perdendo todo bônus e será encaminhado para a dívida ativa do Estado. “Estará impedido de pegar recursos federais e estaduais destinados a agricultura familiar por estar incluso na dívida ativa do Estado”, destacou Edilene.

Muitos pegaram o recurso pensando ser de fundo perdido, por isso relutam em efetuar o pagamento. Mas, existem leis que estabelecem critérios para a MT Fomento fazer a recuperação dos créditos, entre eles, com relação à aplicação dos descontos. No caso do FAE, a Lei 9.062 de 23.12.2008 e do Fundagro a 8.841 de 26.03.2008.

Trata-se de 1.333 cadastros do FAE e 1.834 do Fundagro, que somados resultariam em aproximadamente R$ 15 milhões, valor bruto. Por outro lado, se todos pagassem à vista com o desconto de 70% chegaria próximo dos R$ 5 milhões.

Vale ressaltar que o valor renegociado não volta ao FAE ou Fundagro, porque não existem mais essas linhas de financiamento. No entanto, poderá beneficiar a população de Mato Grosso por meio dos projetos que a MT Fomento tem para geração de emprego e renda, como o Microcrédito.

O trabalho de recuperação de créditos será estendido a outras regiões do Estado, em parceria com a Empaer.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154360/visualizar/