Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Setembro de 2009 às 06:02
Por: Emili Archer

    Imprimir


Discutir a acessibilidade e o transporte intermunicipal e interestadual para a melhor idade. Este é o objetivo do 5º Fórum do Idoso realizado nesta sexta-feira, 25 de setembro. O evento é desenvolvido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso, com o apoio da Promotoria de Justiça de Rondonópolis. A secretária Neuma de Morais explica que a proposta do fórum é buscar maneiras para ampliar a fiscalização nos atendimentos oferecidos a estas pessoas.

Neuma destaca ainda que a Secretaria e o Conselho elaboraram uma cartilha para orientar a população quanto aos direitos dos idosos, para que possam exercer a cidadania de forma plena e usufruir melhor a vida. “A reflexão é essencial para que cada ser humano reconheça a importância da melhor idade. Temos que valorizar a experiência de vida de cada um deles”, ressalta.

A promotora de Justiça, Ivonete Bernardes de Oliveira, ministrou palestra sobre maus tratos contra a pessoa idosa. Também falou sobre a responsabilidade que o estado e o município têm em relação à fiscalização de todos os serviços prestados. “Toda cidade, por menor que seja, deve ter seu próprio Conselho para auxiliar nestes atendimentos”, enfatiza.

De acordo com a promotora, a velhice é um direito que cada um tem de viver muitos anos, mas viver com dignidade. “Aquele que não trata o idoso com respeito é porque esqueceu que vai chegar lá”, fala.

Outro tema abordado foi o da acessibilidade e do transporte para a melhor idade. O promotor de Justiça, Ari Madeira Costa falou da gratuidade nas viagens. “Todo homem com idade igual ou superior a 65 anos e mulheres a partir de 55 anos tem direito de viajar de graça. E o direito serve também para trens e metrôs”, ressalta. Ari Madeira lembra que os dois primeiros idosos tem direito a gratuidade. Os demais pagam 50% da passagem.

O presidente do Conselho do Idoso, Lindomar Lemes dos Santos, ressalta a importância do fórum. “É por meio destas discussões que vamos encontrar propostas para melhorar as ações voltadas em prol da melhor idade”, conclui.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154393/visualizar/