Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 26 de Setembro de 2009 às 02:20
Por: Beatriz Giarard

    Imprimir


O vice-líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos, recorreu ao Ibama e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente por melhores condições de vida e de trabalho para os garimpeiros e parte do setor extrativista mineral de Mato Grosso.

O parlamentar pediu ao superintendente do órgão federal, Pedro Alberto Bignelli, e ao secretário da Sema, Luiz Henrique Daldegan, a liberação e a concessão de madeiras, máquinas e veículos apreendidos por desmatamento ilegal no estado e até utilizados no tráfico de drogas. Caso disponibilizado, o conjunto do material será usado na construção de casas e em projetos de sustentabilidade da atividade produtiva no setor.

A decisão foi tomada após reunião com os presidentes do Sindicato das Indústrias Extrativistas de Minério de Mato Grosso (Sindiminério), Laerte Lisboa Leite, e da Cooperativa dos Extratores de Metais e Pedras Preciosas de Nova Lacerda (Coopropol), João Castro Eugenio. Juntos, os representantes de patrões e empregados querem construir cerca de 50 casas "em sistema de kits" para famílias de garimpeiros na região de Nova Lacerda.

Segundo Wagner Ramos, caso aprovada a concessão de veículos e máquinas apreendidos o regime será de comodato – contrato de cessão gratuita com obrigação de restituição. "Eles serão utilizados no projeto que pretende promover e ordenar definitivamente a regularização das atividades mineradoras em nosso estado", observou o parlamentar.

Lisboa e João Leite explicaram que, mesmo tendo sido importante para solucionar “conflitos de interesses" na época, a criação da Coopropol não foi acompanhada de políticas públicas ou ações que pudessem direcionar a atividade para patamares de uma exploração mineral mais racional e organizada.

O Sindiminério é filiado à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). Ex-garimpeiro, o deputado Wagner Ramos está engajado na busca de soluções para o setor. Uma de suas principais lutas é por mudanças na legislação federal e pelo fim da concessão desordenada de solo a mineradoras estrangeiras.

O material solicitado pelo parlamentar à Sema e ao Ibama ficam, via de regra, estocados e parados por longos períodos, e sujeitos a estragos e defeitos.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154400/visualizar/