Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 24 de Setembro de 2009 às 21:57

    Imprimir


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta quinta-feira que 105 quilômetros quadrados foram desmatados em Mato Grosso, estado que integra a Amazônia Legal. Foi o segundo estado no ranking. O Pará liderou com 301 quilômetros quadrados de área. Rondônia teve 51 quilômetros quadrados de florestas derrubadas no mês. No total foram 498 quilômetros quadrados desmatados na região durante o mês.

A par dos dados, os índices mostram uma queda no avanço sobre a floresta Amazônia. Em relação ao mês anterior, quando houve 836 km² de desmatamento, há uma redução de 40% do desmatamento. Quando comparado a agosto de 2008, quando foram registrados 756 km² devastados, a diminuição é de 34%.

Como ressalta o Inpe, uma comparação entre meses subsequentes não pode ser feita de forma precisa, pois, com o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), a cobertura de nuvens sempre impede que parte da região seja monitorada pelas imagens de satélite.

Em breve, os focos de desmatamento poderão ser vistos de forma simples e amigável no mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra os pontos de destruição da floresta e possibilita aos internautas protestar contra queimadas e desmatamentos.

O sistema Deter identifica apenas focos de devastação com área maior que 250.000 m² (25 hectares). Para o cálculo das áreas desmatadas, são consideradas tanto as matas que foram completamente destruídas – que sofreram o chamado ‘corte raso’ – quanto os locais em que houve degradação parcial da floresta.





Fonte: Globo Amazônia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154495/visualizar/