Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Setembro de 2009 às 11:29
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


A administradora da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Mato Grosso, Izabel Teixeira Campos, simplesmente 'abandonou' o cargo e desde o mês de julho não aparece para trabalhar. Descontentes, os caciques das terras indígenas (TI) de Sangradouro, Volta Grande, Marechal Rondon e de outras aldeias da região Leste do Estado ameaçam radicalizar e podem bloquear a BR 070 a qualquer momento.

No dia 03 de setembro, as lideranças indígenas da região foram a Brasília para entregar um abaixo assinado ao presidente da Funai, reivindicando a saída de Izabel Teixeira do cargo. Eles alegam total incompetência administrativa da servidora. Não sendo recebidos, eles encaminharam um oficio à bancada federal mato-grossense solicitando a nomeaçao do servidor público Edilson Figueiredo para o cargo em questão.

"Essa senhora (Izabel Campos) não tem o mínimo preparo para administrar a Funai em Mato Grosso. Ela não aparece aqui desde julho e desconhece a realidade dos índios daqui da nossa região. Não vamos mais aceitar essa situação", declarou o cacique Ricardo T. Serenté, da aldeia Três Lagoas.

Fontes da Funai em Brasília informaram que a administradora da Executiva Regional de Primavera do Leste, considerada uma das mais importantes do país, se mantém no cargo graças ao respaldo da chefe de gabinete do presidente do órgão, Maria Salete Pompeo Miranda.

"Essas duas pessoas (Izabel e Maria Salete) não sabem o que está se passando aqui na nossa região, desconhecem nossos problemas e desprezam nosso povo e nossas necessidades básicas. A superintendente (Izabel Campos), se tivesse vergonha, entregaria o cargo", declarou o cacique Bartolomeu Patira, por telefone, para o Olhar Direto.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154559/visualizar/