Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 22 de Agosto de 2009 às 05:18

    Imprimir


O Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, criado este mês durante evento na Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, realiza nesta segunda-feira (24) a primeira reunião ordinária para debater um plano de ação do novo colegiado. A reunião será realizada às 14 horas, na sala de reuniões do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural - Seder. A pauta inclui os seguintes assuntos: escolha do coordenador estadual do fórum; apreciação da proposta do regimento interno; escolha das prioridades a serem apresentadas à bancada federal, além da discussão do conteúdo para encaminhamento de expediente aos ministérios e governos federal e estadual. Os secretários terão, ainda, no mesmo dia, um encontro com representantes da bancada federal de Mato Grosso. A AMM está mobilizando os gestores para a reunião.

O presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, disse que o fórum será um importante aliado para propor políticas governamentais municipalistas. “Apoiamos o trabalho do fórum por acreditar que será de grande contribuição para consolidar o desenvolvimento sustentável e assegurar melhorias para os municípios”, salientou.

A criação do Fórum Estadual dos Secretários de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente foi um dos principais resultados do workshop realizado pela AMM de 03 a 05 de agosto. Um dos objetivos do grupo é promover o desenvolvimento sustentável nos três setores da administração pública municipal através de ações executadas com o apoio dos governos federal e estadual.

Durante o evento, os gestores definiram um grupo de trabalho composto por 28 secretários, sendo dois representantes de cada consórcio participante do workshop. Dos 28 líderes, foram escolhidos três articuladores que atuarão como intermediários nas ações junto a autoridades e parceiros.

O encaminhamento de reivindicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros será uma das primeiras iniciativas do fórum. Os documentos serão elaborados em conjunto pela equipe da AMM, Seder, com o respaldo do grupo de trabalho representante dos secretários.

O documento a ser enviado ao presidente Lula deve propor a flexibilização da Resolução 3545/2008, que restringe investimentos com recursos públicos nos 9 estados da região Amazônica, entre eles Mato Grosso. Será também elaborada uma carta a ser enviada aos parlamentares da bancada federal para que sejam viabilizadas no orçamento de 2010 duas emendas no total de R$ 20 milhões cada para fortalecer a agricultura, turismo e meio ambiente, em especial a agricultura familiar.

O fórum planeja também encaminhar um documento aos ministros das Minas e Energia e Casa Civil para solicitar atenção especial aos municípios que ainda não foram beneficiados com o programa Luz para Todos, visando equilibrar a oferta de energia na área rural. Os secretários devem propor também ao ministério da Integração Nacional a revisão do programa de incentivo à irrigação para flexibilizar a liberação de recursos que estão parados no ministério. Será, ainda, enviada ao ministério do Turismo a proposta de investimento e incentivo ao desenvolvimento dos municípios que estejam envolvidos na realização da Copa do Mundo.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154770/visualizar/