Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 21 de Agosto de 2009 às 16:25
Por: Diana Brito

    Imprimir


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta sexta-feira que "o mundo sem drogas é igual ao mundo sem sexo: impossível de não existir". Durante a abertura da 1ª reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, FHC afirmou que o país deve fazer o que foi feito em relação à Aids: privilegiar a segurança, a saúde, a redução de danos, e não à repressão.

"Vamos quebrar o tabu e falar muito claramente. Imaginar um mundo sem drogas é um objetivo muito difícil de alcançar. É como imaginar um mundo sem sexo. Nem o Bush [ex-presidente do EUA]. Aqui a nossa luta é, ao invés de sem sexo, fazer sexo seguro. Mudou o paradigma, a meta é reduzir os danos e deslocar o foco da repercussão para repressão e o tratamento", disse o ex-presidente durante a reunião na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio.

FHC afirmou que a questão do consumo das drogas não deve ser tratada apenas no âmbito da lei, mas também deve se avaliar a descriminalização no âmbito cultural.

Reportagem publicada no último dia 18 pela coluna Mônica Bergamo, da Folha, mostra que o ex-presidente será o personagem central e fio condutor de um documentário sobre a descriminalização da maconha.

O diretor do filme, Fernando Grostein Andrade, combinou com o ex-presidente de segui-lo por todos os debates, eventos e até conversas informais de que participar sobre o tema. No começo do ano, o brasileiro e outros ex-presidentes da América Latina criaram uma comissão internacional para discutir o tema.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154796/visualizar/