Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Agosto de 2009 às 21:24
Por: Emili Archer

    Imprimir


Proporcionar melhores condições de vida para as famílias dos alunos do Caic Apotâneo de Carvalho. Esta é a meta da Secretaria de Educação com o Curso de Produtos de Derivados do Leite. São cinco dias de treinamento onde 16 participantes aprendem a fabricar diversos tipos de queijo como mussarela, coalho, queijo meia cura e frescal tradicional e temperado, para o consumo próprio e para a comercialização. As vagas são prioridade para os desempregados.Outro objetivo do curso é promover a integração Caic e comunidade.

A Gerente do Núcleo de Cursos Profissionalizantes, Neusa Ferreira dos Santos Farias, disse que o Caic tem a missão de proporcionar o desenvolvimento integral do estudante, inclusive para a família. Ela ressalta ainda que alguns dos participantes do curso moram em sítios e o leite produzido em grande quantidade fica à disposição. “A capacitação tem como meta ampliar o conhecimento. Algumas pessoas sabem produzir o queijo comum. Aqui aperfeiçoaram a técnica”, disse.

A professora, Sueny Marques Garcete, explica que durante as aulas as pessoas aprendem sobre a seleção dos ingredientes e utensílios e como usar e preparar as misturas para ter diferentes queijos. “Eles aprendem todo o processo, desde como fazer a pasteurização do leite de forma artesanal”, fala. Sueny enfatiza que é indispensável a utilização dos utensílios para manter a higiene pessoal e do alimento. “Nunca se deve esquecer das luvas, máscaras e tocas para proteção dos alimentos”, conclui.

A aluna Vilma de Lima afirma que participar do curso é gratificante. “Sei fazer o básico e aqui tenho a oportunidade de aprender coisas novas”, comenta. Já a colega Elizete Maria de Souza, que é dona-de-casa, disse que vai economizar. “Vou poder levar para o sítio onde minha mãe mora, o que aprendi aqui. Ensinar outras pessoas e gerar uma renda extra”, conclui.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154868/visualizar/