Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Agosto de 2009 às 15:52

    Imprimir


Mais uma ação foi realizada a fim de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca na região do Consórcio Vale do Rio Cuiabá. A reorganização da cadeia produtiva foi o assunto discutido durante reunião técnica promovida pelo consórcio, que atende 13 municípios. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada dessa região é de 900 mil pessoas. O encontro foi realizado, esta semana, na Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe).

De acordo com o superintendente do Consórcio Vale do Rio Cuiabá, Milton Cunha, o objetivo é orientar e coordenar esforços governamentais na indução do desenvolvimento local, buscando-se a geração de emprego e renda e o estímulo à agricultura familiar. “O nosso objetivo é restabelecer as agroindústrias que se encontram desativadas. A ideia é utilizar as linhas de crédito já existentes para abastecer o setor produtivo”, afirmou.

Segundo o superintendente do Consórcio Vale do Rio Cuiabá, as agroindústrias locais sofrem com a falta de matéria-prima; falta de conhecimento em relação às linhas de créditos, problemas na linha de produção, enfim, estão em estado de escassez.

A iniciativa prevê a comercialização de produtos com base no mercado local. A medida vai beneficiar duas linhas produtivas – mandioca industrial e de mesa. Os derivados são: fécula; mandioca chip; mandioca a vácuo, crua e pré-cozida. Todos os parceiros envolvidos farão esforços na elaboração de projetos que buscam a reorganização de todo o sistema produtivo.

O projeto de reestruturação da cadeia produtiva busca ainda a criação de duas empresas âncoras para garantir a aquisição de matéria-prima. Além disso, a equipe técnica fará visitas in loco em cada município acompanhando todo o sistema de produção. As visitas acontecem entre os dias 8 a 11 de setembro. As cidades que serão beneficiadas são – Acorizal, Nobres, Santo Antonio do Leverger, Poconé e Jangada.

Os parceiros são Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), de Projetos Estratégicos, de Meio Ambiente, MT Fomento, Sistema Famato/Senar, Sebrae, Empaer, Embrapa, Vigilância Sanitária e Banco do Brasil.





Fonte: AMM/Sepe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154889/visualizar/