Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 20 de Agosto de 2009 às 14:09
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Pela primeira vez a Bienal dos Negócios da Agricultura, evento realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), incluiu o fomento à solidariedade na pauta de discussões. Aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (19.08), no Cenarium Rural, em Cuiabá, o evento deu espaço para que os participantes possam realizar doações ao Lar da Criança, abrigo coordenado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). No coquetel de abertura foi apresentado um vídeo da instituição, mostrando o que é a casa, as crianças e o trabalho que é realizado no local. As doações ao Lar da Criança serão entregues ao fim do evento, que encerra na sexta-feira (21.08).

De acordo com o presidente da Famato, Rui Ottoni Prado, o tema da Bienal este ano “Renda Agrícola” foi escolhido justamente para mostrar a importância do setor na contribuição a outras áreas, como a social, por exemplo. “Queremos mostrar a sociedade urbana como o setor rural ajuda na geração de divisas que são revertidas em benefícios a todos, não só para os que vivem no campo. Escolhemos o Lar da Criança pela importância do trabalho que é realizado na instituição e o alcance do atendimento”, disse Prado.

O secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior, representou a secretária Terezinha Maggi no evento, e destacou que o Lar atende em média 100 crianças, chegando a abrigar 135 de uma única vez, e o Governo sozinho não consegue atender a todas as demandas. “Essas crianças, por diversos motivos, foram tiradas das casas delas, vítimas de todo tipo de violência, e precisam de cuidados médicos, psicológico, pedagógico, alimentação, roupa, estudo, recreação, enfim, tudo aquilo que as demais crianças têm normalmente. E o Estado tem suprido isso, a secretária Terezinha Maggi tem um carinho e uma dedicação especial para esses meninos e meninas e espera contar com a ajuda dos amigos produtores rurais para continuar a manter o atendimento que é realizado no Lar”, afirmou Rodrigues.

A abertura da Bienal contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente do grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad, o vice-governador Silval Barbosa, o senador Gilberto Goellner, o deputado federal, Homero Pereira, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, vários deputados estaduais e secretários de Estado.

MAIS SOCIAL

Além das doações ao Lar da Criança, outro projeto com cunho social foi apresentado aos participantes da Bienal. O projeto “Soja é Vida”, da Aprosoja, cujo objetivo é disseminar o consumo da soja e auxiliar no combate a deficiência alimentar. A Aprosoja associou-se à Fundação Mundial da Soja, organismo com sede nos Estados Unidos, que atua com projetos com esse foco. “Somos a primeira instituição fora dos Estados Unidos a associar-se à Fundação. Num primeiro momento, o projeto Soja é Vida vai trabalhar com a distribuição de alimentos à base de soja em creches, asilos, abrigos e outras instituições que cuidam de crianças e idosos, buscando o reforço alimentar e o combate à desnutrição dessas pessoas”, explicou o diretor administrativo da Aprosoja, Ricardo Tomczyk.

LAR DA CRIANÇA

O Lar da Criança abriga crianças de zero a 12 anos, vítimas de algum tipo de violência física, psicológica, maus tratos e abuso sexual. Meninos e meninas contam com cinco refeições diárias, atendimento médico, odontológico, psicológico, atividades recreativas e culturais, aulas de informática e de ensino religioso. Todas as crianças frequentam a escola. A casa tem mais de 235 funcionários e ocupa um espaço de aproximadamente a três mil metros quadrados. Está localizada na Rua Manoel Ferreira de Mendonça, no Bairro Bandeirantes, em Cuiabá.





Fonte: Assessoria Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154904/visualizar/