Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 20 de Agosto de 2009 às 13:53
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Após o hospital Evangélico de Mato Grosso, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 547 km de Cuiabá), ter sido interditado nesta quarta-feira (19.08), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), declarou que vai estudar a elaboração de uma propositura para regulamentar as ações da Vigilância Sanitária no estado. O órgão foi o responsável pelo fechamento da única unidade hospitalar no município. A situação gerou revolta da população vilabelense.

Segundo o deputado, ainda que a Vigilância Sanitária esteja cumprindo o que determina a lei, a ação é considerada “temerável”. “Essa Casa de Leis tem que tomar uma atitude que discipline a Vigilância Sanitária. Acredito que é uma falta de sensibilidade. Não dá para fechar o hospital sem levar em consideração a demanda do município”, explicou Riva.

O parlamentar acredita que em torno de 90% das unidades hospitalares não estão dentro do padrão exigido. “A realidade de cada município é diferente. Eles estão cumprindo a lei com rigor. Mas, essa decisão tem que ser compartilhada com o município e o Estado. Precisamos rediscutir essa legislação”, afirma. O parlamentar argumenta ainda que nenhum gestor consegue readequar um hospital em um prazo de 30 dias, e que os municípios carecem de recursos financeiros.

Em Vila Bela, apenas o serviço de pronto-atendimento de Saúde, que é controlado pelo município, está em funcionamento. As informações é que o fechamento do hospital se deu em virtude de infiltrações na estrutura do prédio e de uma fossa séptica, que estaria a céu aberto. O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, informou que já estão sendo tomadas as providências para a reabertura imediata do hospital.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154905/visualizar/