Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 19 de Agosto de 2009 às 22:38
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham desde segunda-feira, 17 de agosto, para controlar focos de incêndio em uma área às margens da BR-163, próximo ao município de Nobres. São três focos grandes de queimadas registrados nos dois lados da rodovia. Dois deles já foram controlados, no lado direito da BR-163, sentido ao município de Nova Mutum, na Serra da Cancela, e os bombeiros fizeram nesta quarta-feira o patrulhamento e rescaldo da área atingida.

De acordo com o major BM Paulo Márcio da Silva, o terceiro foco de queimada está situado no lado esquerdo da rodovia e nele os bombeiros vão atuar a partir desta quinta-feira (20.08). “A área atingida é de morraria, o que facilita a propagação do fogo e dificulta o trabalho dos bombeiros. As equipes estão exaustas, pois o combate às chamas é extenuante”, informou.

Auxiliaram os bombeiros no controle dos focos funcionários da Prefeitura de Nobres. Um dos locais atingidos, denominado 'Vai Quem Qué', é utilizado para a prática de voo livre. A Serra da Cancela fica a aproximadamente 25 quilômetros do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul e os esforços dos bombeiros e funcionários municipais é para evitar que o foco atinja a área do parque.

Nesta quinta-feira, uma aeronave do Governo do Estado fará um sobrevoo para levantamento da situação da área atingida em Nobres e da necessidade de emprego de outros equipamentos para debelar os focos de queimadas.

Em outros municípios do Estado, o Comitê de Gestão do Fogo do Governo Estadual registrou outros focos de queimadas, como em Santa Carmem, Feliz Natal, Juara e Paranatinga. O trabalho do Comitê de Gestão do Fogo é resultado da atuação conjunta de vários órgãos do governo, tais como Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

CUIABÁ – Na Capital do Estado, esta quinta-feira foi um dia de muito trabalho para os bombeiros e brigadistas que atuam em conjunto no Comitê de Gestão do Fogo. Os bombeiros registraram chamadas para 80 focos de queimadas em áreas urbanas, sendo que 50% desse total foi combatido. O major Paulo Márcio afirma que foi um dos dias mais movimentados desde teve início o período de estiagem e a proibição de queimadas em todo o Estado.

GESTÃO DO FOGO - Com o início da estiagem, e consequentemente, o aumento de massa seca de ar, qualquer queimada que se faça, torna o ar muito mais pesado e dificulta a respiração, e baixando a umidade relativa do ar. Conscientização é fator primordial para que um toco de cigarro ou uma lata de alumínio não sejam atirados em uma vegetação seca e provoquem um incêndio de grandes proporções e atinja não somente a vegetação, mas coloque também em risco pessoas e animais.

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso teve início no dia 15 de julho e vai até 15 de setembro. Segundo o coordenador do Comitê, tenente-coronel BM Alessandro Borges, a estimativa é que o trabalho de combate às queimadas e incêndios florestais este ano seja redobrado, em virtude da grande estiagem no Estado. “O tempo está muito seco e a umidade do ar está baixa, o que facilita as queimadas, portanto, a equipe do Comitê começará a percorrer os locais de maior índice de calor no Estado para evitar e prevenir os focos de queimadas”, disse o militar.

Trabalham à disposição do Comitê para execução do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, 120 militares do Corpo de Bombeiros e 70 brigadistas contratados e treinados para atuar em incêndios.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154974/visualizar/