Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 19 de Agosto de 2009 às 08:29
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Os 43 municípios que mais desmataram a Amazônia Legal em 2008 começam a ser monitorados esta semana pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Entre os selecionados, 20 são de Mato Grosso, sendo que Feliz Natal (536 km ao norte de Cuiabá) foi incluído na lista este ano. Todos serão avaliados por fotos aéreas, que vão identificar se houve acréscimo ou redução do desmatamento nas áreas. Com o resultado, o Ministério de Meio Ambiente vai traçar ações e também sanções com objetivo de coibir a devastação ambiental.

A ação foi anunciada ontem pela instituição, que tem um convênio com o governo Federal para fazer o trabalho. O mesmo estudo foi realizado no ano passado e os municípios mato-grossenses identificados como maiores desmatadores foram Confresa (1.160 km a noroeste de Cuiabá), com 58,3% da área desmatada, e Vila Rica (1.259 km a noroeste de Cuiabá), com 55,72% da área desmatada.

Conforme o Sipam, serão 816 mil quilômetros quadrados que o avião R-99 sobrevoará para coletar imagens através do Radar SAR (Radar de Abertura Sintética). Depois de coletadas as imagens, elas serão processadas e interpretadas pelo Centro Regional do Sipam de Manaus.

Serviço - O valor do contrato entre a União e o Sipam é de R$ 3 milhões. O dinheiro será empregado no pagamento das aeronaves, pilotos e também pesquisadores, que farão as análises. A expectativa é de que a pesquisa seja concluída em dezembro.

Os municípios que serão fiscalizados em Mato Grosso são Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa, Cotriguaçú, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Querência, São Félix do Araguaia e Vila Rica. (Com Assessoria do Ministério do Meio Ambiente)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155045/visualizar/