Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Agosto de 2009 às 05:03
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Cerca de 40 hectares foram queimados em um incêndio na região do rio Mutuca, próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). O fogo teve início na manhã de domingo (16) e foi totalmente controlado ontem, conforme o chefe do Parque, Cecílio Vilabarde Pinheiro. Esta é a segunda queimada de grande proporção na mesma região em menos de uma semana. A outra ocorreu nas proximidades do Lago do Manso com destruição de 50 hectares de área.

O coordenador de Gestão de Fogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), coronel Alessandro Borges, afirma que 15 homens do Corpo de Bombeiros e outros 14 brigadistas do Instituto Chico Mendes trabalharam para impedir que o fogo chegasse ao Parque Nacional. O controle foi feito por meio de abafadores e bombas de água.

Borges explica que por volta das 13h de domingo a Sema sobrevoou a área afetada e pediu apoio ao Instituto para controlar o fogo antes que a queimada atingisse o Parque. Devido ao incidente, o local ficou fechado um período para garantir a segurança dos visitantes.

Embora a Sema afirme que o incêndio tivesse sido totalmente controlado ainda no domingo, Pinheiro garante que o restante do fogo foi apagado somente ontem. Ele explica que foram 3 focos de queimadas entre os quilômetros 30 e 32 da Rodovia Emanuel Pinheiro. O chefe do Parque Nacional acredita que o incêndio tenha sido provocado por algum sitiante da região porque é raro ocorrer fogo espontâneo, porém a responsabilidade do incêndio no Mutuca ainda será apurada e, caso seja comprovada a intenção, o culpado pode ser multado e também responder processo por crime ambiental.

O coronel Borges destaca que a preocupação inicial era conter as chamas. Nos próximos dias um fiscal da Sema vai ao local do incêndio para detectar aonde teria iniciado o fogo e, caso seja necessário, autuar o responsável. A multa para quem provoca queimada varia entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil por hectare, de acordo com o tipo de vegetação afetada.

Apesar das campanhas de prevenção às queimadas, a população continua sendo a principal responsável pelos fogos provados nas áreas urbanas e regiões de fácil acesso.

Manso - O fogo em Manso durou cerca de 32 horas e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Assim como no Mutuca, acredita-se que tenha sido provocado.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155165/visualizar/