Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Agosto de 2009 às 21:32
Por: Rosana Persona

    Imprimir


A represa que abastece os tanques de matrizes de alevinos e o laboratório de reprodução induzida da Estação de Piscicultura e Suinocultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), está sendo reformada. Uma máquina retroescavadeira entregue pelo governador Blairo Maggi para desenvolver a cadeia de piscicultura no Vale do Rio Cuiabá, está retirando a matéria orgânica depositada no fundo da represa que causa a diminuição da taxa de oxigênio dissolvido na água.

O chefe da Estação, Balzac Santana Lopes, fala que essa matéria orgânica está no fundo da represa há mais de 20 anos. Ele explica que o peixe necessita de 5ppm (Partícula por milhões) de oxigênio dissolvido para sobreviver nos tanques e o nível de oxigênio tende a reduzir a 2ppm no período da noite, devido a composição da matéria orgânica. “Nossa intenção com a reforma é melhorar a oxigenação e subir o nível de água para abastecer os demais tanques de cria e reprodução de alevinos”, explica.

Este ano já foram produzidos mais de 500 mil alevinos, a ampliação da represa que abastece 39 tanques de reprodução, sendo 12 de pesquisa e 27 para recria vai garantir o aumento também da produtividade. As principais espécies de alevinos produzidos são, pacu, tambacu, piau e piraputanga.

A obra de recuperação da represa está sendo executada pelo MT Regional – Consórcio da Cadeia Produtiva da Piscicultura no Estado de Mato Grosso. A represa possui 5 mil metros quadrados de extensão e o trabalho de retirada da terra vai aumentar o volume de água, facilitando o abastecimento de toda a estação. Também serão reformados 10 tanques de alevinagem. Conforme Lopes, não é possível precisar quanto tempo vai levar para finalização da obra, ele espera que esteja pronta no período de reprodução dos alevinos que geralmente é no mês de dezembro.





Fonte: Empaer/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155368/visualizar/