Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 14 de Agosto de 2009 às 17:21

    Imprimir


O diretor de astronomia da Fundação Planetário do Rio, Fernando Vieira, afirmou nesta sexta-feira (14) que a população brasileira poderá assistir a passagem anual da chuva de meteoros Perseida [nome associado à constelação Perseu] por volta das 4h da madrugada deste sábado (15). Vieira informou que será possível observar de 100 a 150 meteoros por hora.

"Esse fenômeno já acontece há quatro dias, mas chega ao ápice na madrugada deste sábado. A população do hemisfério Sul terá mais dificuldade em observar a chuva de meteoros, mas poderão ver pontos luminosos em grande velocidade cruzando o nordeste do céu", o astrônomo disse à Folha Online.

De acordo com Vieira, meteoros são pedaços de poeira ou rocha que nem sempre chegam ao solo porque se desintegram ou colidem com a atmosfera da Terra. Ao aquecerem as partículas de gás, eles produzem rastros brilhantes no céu.

"Pode acontecer de uma pedra maior, do tamanho de um copo, atingir a superfície. Não seria um fenômeno raro", afirmou o estudioso, que ainda destacou que o fenômeno poderá ser visto com mais nitidez nos Estados Unidos, Canadá, Japão e países da Europa. "Quanto mais ao norte, melhor", disse.

Especialistas afirmam que em qualquer noite estrelada é possível observar meteoros, mas a chuva do fenômeno luminoso que resulta do atrito de meteoroide com gases da atmosfera terrestre é mais visível.

Vieira ainda explicou que a chuva de meteoros Perseida ocorre anualmente, quando a Terra passa diretamente no fluxo de escombros [poeiras] produzidos pelo cometa Swift-Tuttle, cuja órbita solar ocorre em aproximadamente 130 anos. A última vez que o cometa passou próximo ao sol foi em 1992. "Isso volta a acontecer em 2126, o que deixa mais material à vista e a chuva é mais intensa", disse Vieira.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155381/visualizar/