Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Agosto de 2009 às 12:25
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


No último dia 12, a Secretaria do Bem Estar Social encerrou mais uma etapa de um dos cursos mais procurados, o de pintura em tecidos e em emborrachado. Aproximadamente 40 pessoas participaram e compareceram para a solenidade que marcou o encerramento da qualificação destinada pelo município em parceria com PAIF(Programa de Atendimento Integral a Família) do governo federal.

Toda a equipe que compõe a Secretaria do Bem Estar participou do evento, a componente Alvina falou sobre a satisfação em poder participar daquele momento e principalmente em perceber que seria o primeiro passo para muitas mulheres complementarem a sua renda na confecção de belos artesanatos.

Pessoas deram o seu depoimento de como o artesanato mudou a realidade, muitas vezes sendo o carro chefe da manutenção do muitos lares. Uma delas, foi Eliane, uma ex comerciante que se viu em uma situação complicada quando fechou sua farmácia no município de Nortelândia, foi então que teve a idéia de confeccionar Paes de mel, hoje, Eliane é uma das maiores quituteiras da região, comercializa doces e também é possuidora de técnicas de diversos artesanatos. Algumas alunas também manifestaram e compartilharam suas histórias de como o artesanato viram o contexto social de sua vida.

Em seguida, a representante da EMPAER de Arenápolis, Joaquina Tenório explanou sobre a importância de atualizar em novas técnicas de aprendizagem e da grande potencialidade que o município pode oferecer para comercializar artesanatos com a criação da cooperativa de artesões. Uma alternativa de emprego e renda que pretende reunir pessoas que trabalham informalmente no município, sem nenhuma orientação e capacitação profissional. Hoje, Arenápolis possui em andamento diversos projetos nessa ordem, com objetivo de reerguer a economia de um município que na década de 80 e 90 era o principal do médio norte e concentrava mais vinte mil habitantes em função da era do garimpo de ouro e diamante.

Farid Tenório, prefeito, afirma categoricamente que o município voltará ser referência na região, principalmente requalificando a mão-de-obra da população e os preparando para o desenvolvimento com sustentabilidade.

Ana Rodrigues, primeira dama e secretária do bem estar social frisou que o importante é disponibilizar a comunidade serviços de toda ordem, para que possam ser amparadas e acompanhadas em seu desenvolvimento gradual.

A professora do curso de artes, Naiane Marconi também enfatizou a alegria em participar desse momento de reestruturação da comunidade e desejou a sua turma toda a sorte na nova empreitada.

Após, foram entregues os certificados de participação e sorteados quatro cestas com brindes para alunas.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155417/visualizar/