Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 15:55
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Se as eleições para a escolha do sucessor do governador Blairo Maggi (PR) fossem hoje em Juara, o senador Jayme Campos (DEM) venceria todos os seus virtuais adversários, conforme aponta pesquisa do instituto Mark feita nos três primeiros dias deste mês. Esta é a primeira vez que o democrata retoma a liderança nas pesquisas feitas pelo instituto Mark nos últimos oito meses. Jayme estava no topo em alguns municípios até final do ano passado. Depois passou a perder espaço para o prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB). Agora, em Juara, o senador figura em primeiro lugar. A Mark ouviu 266 moradores de 23 bairros. A pesquisa é estimulada, situação em que os entrevistadores apresentam uma relação com nomes de possíveis candidatos.

A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Os pesquisadores fizeram várias simulações, já que não se sabe quem serão os candidatos ao Palácio Paiaguás. Um dos quadros apresenta sete nomes como eventuais candidatos, sendo eles: Jayme, Wilson Santos, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), os deputados estaduais Percival Muniz, presidente regional do PPS, e Otaviano Pivetta, da Executiva do PDT, e o presidente da Fiemt, empresário Mauro Mendes (PR), além do juiz federal Julier Sebastião da Silva. Com esses pré-candidatos, o que figura em primeiro lugar é Jayme, com 21,4%. Em segundo lugar, está Silval, com 12,4 e, em terceiro, Muniz, com 12%.

Num segundo cenário (estimulada 2), em que disputam o governo o presidente da Assembleia, José Riva (PP), Muniz, Santos, Pivetta e Julier, o socialista lidera com 11,3% das intenções de voto. Muniz está empatado tecnicamente com Santos e Riva, ambos na casa dos 10%.

Se a disputa fosse entre Jayme, Santos e Mauro Mendes (estimulada 3), o cacique do DEM venceria com ampla vantagem. Chegaria a 30,1%. O prefeito tucano ficaria em segundo, com 18,8%, seguido por Mendes, que tem 3,4%. Os indecisos somam 44,4%. Outros 3,4% votariam em branco. Numa virtual disputa entre Jayme, Silval e Santos (quadro 4), o democrata venceria com 28,6%. O vice-governador ficaria em segundo, com 16,2%, empatado tecnicamente com Santos, que tem 15,8%.

Num embate eleitoral entre Riva, Santos e Julier (cenário 5), o presidente da Assembleia venceria com 29,3%, seguido pelo tucano, que tem 18,8% da preferência. Julier teria irrisórios 0,4%. Já numa disputa entre Silval, Santos e Mendes (estimulada 6), o peemedebista ganharia com 24,8%, seguido pelo tucano, que tem 17,3%. O nome de Mendes figura na última colocação, com 3,4%. O índice de indecisos é de 49,6%.

Confrontos

Num confronto entre Jayme e Santos (estimulada 7), o democrata veria com uma vantagem apertada de 6,4 pontos percentuais: 27,8% a 21,4%. O universo de indecisos seria de 46,6%. Numa outra simulação de segundo turno entre Santos e Mendes, que já se enfrentaram em 2008 na briga pela Prefeitura de Cuiabá, o prefeito tucano venceria com 26,7% (quadro 8). Mendes teria apenas 6,4%.

Se a briga eleitoral fosse hoje entre Santos e Silval (cenário 9), o peemedebista venceria com 24,4%. Santos teria 20,7%. O índice de indecisos seria de 48,1%. Caso a disputa fosse travada entre Santos e Pivetta (estimulada 10), o ex-deputado e hoje prefeito da Capital chegaria a 23,3%. O pedetista teria 15,4%. Entre Santos e Julier (quadro 11), o tucano venceria com frente "elástica": 28,6% a 2,3%.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155432/visualizar/