Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 15:40
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


O município de São José do Rio Claro (320 km da capital), ganhou nesta terça-feira (11.08), mais uma Academia da Terceira Idade – ATI. A cerimônia de inauguração aconteceu as 07h30min, na Avenida Argentina, ao lado do prédio do PROCON, onde esta instalada a segunda ATI do município.

A ATI é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. Esses equipamentos são baseados em uma experiência chinesa. Construída ao lar livre, estimula a prática de exercícios em todas as faixas etárias, em especial às pessoas com mais de 60 anos de idade. O ritmo e a quantidade de exercícios são determinados pelo praticante. A maioria dos aparelhos usa a força e o peso da pessoa para movimentá-lo.

Apesar da facilidade para a prática da atividade física há o acompanhamento de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (fisioterapeuta), e da Secretaria de Esportes e Lazer, (professor de educação física), que vão orientar os usuários sobre qual a maneira correta de usar os equipamentos.

Com esta são duas ATIs já instaladas em São José do Rio Claro, dentro de um projeto que visa a instalação de mais três, somando cinco no total que serão instaladas. A primeira foi inaugurada em março de 2008, como parte das comemorações aos 29 anos de Emancipação Política e Administrativa do município.

Por se tratar de um projeto inovador e pioneiro na Região Centro Oeste do país, e devido ao sucesso alcançado entre a população da melhor idade, somando aos bons resultados na qualidade de vida proporcionada aos usuários, o projeto chamou a atenção dos municípios vizinhos, que enviaram comitivas para conhecerem as instalações.

Na ultima sexta-feira (07.08), a vice-prefeita e secretária de Saúde, Isaída Altoé, a secretária de Assistência Social, Juraci Lopes e, o vereador, Lauro Schuck, do vizinho município de Tapurah, esteve conhecendo as instalações da ATI em São José, pois pretende importar o projeto para aquele município. Já possuem ATI instaladas em Mato Grosso a partir do exemplo de São José, os municípios de Diamantino e Nortelândia.

Conceitos São Mudados

O prefeito Massao Watanabe, médico, diz que os conceitos sobre a terceira idade mudaram muito, que antigamente quando se pensava em idosos, pensava em cadeira de balanço, pijamas e muita acomodação. “Isto é um pré-conceito”, afirma.

Watanabe explica que esses padrões foram revistos. As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais forte e saudável. “Estamos trabalhando na prevenção. É uma maneira de diminuir custos com medicamentos, além dos resultados na saúde”, falou.

Quem passou dos sessenta anos nos dias de hoje, se acostumou a uma vida agitada, repleta de atividades físicas, assim é dona Clemência César de Oliveira, 73 anos, viúva. Ela conta que faz exercícios todas às manhãs na ATI existente ao lado do ginásio de esportes.

“Vou chegar aqui todos os dias mais cedo, é mais perto de minha casa, vou exercitar mais, agora só venho aqui!”, frisou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155434/visualizar/