Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 09:50

    Imprimir


O Palmeiras tenta dar nesta terça-feira, contra o Atlético-MG, no Mineirão, um passo decisivo para conquistar o título simbólico de "campeão do primeiro turno" do Campeonato Brasileiro.

Não há troféu em disputa, mas a história recente ensina que terminar a primeira metade da competição na liderança é quase uma garantia de volta olímpica no final do ano.

Foi assim em seis das sete edições do Nacional disputadas com a fórmula dos pontos corridos. A exceção é o São Paulo de 2008, que ultrapassou o Grêmio nas últimas partidas.

O Palmeiras tem 35 pontos em 17 partidas. O Atlético, 31 em 16. Além deles, só o Internacional, com 30 pontos em 16 jogos, pode terminar o primeiro turno na ponta da classificação.

O Palmeiras se garante se vencer nesta terça-feira e bater o Botafogo no sábado, no Parque Antarctica. Atlético-MG e Inter ainda se enfrentam no primeiro turno.

Para deter os mineiros, o técnico palmeirense Muricy Ramalho vai levar a Belo Horizonte uma escalação para lá de cautelosa. Serão sete jogadores com características defensivas.

Além de dois zagueiros e três volantes, Muricy escalará outro volante (Wendel) na lateral direita e mais um beque (Marcão) na lateral esquerda.

Edmilson, suspenso, dá lugar a Sandro Silva, que fará companhia a Pierre e Souza no meio.

O lateral Pablo Armero, que defende a seleção colombiana em amistoso amanhã contra a Venezuela, será substituído justamente por Marcão. Assim, Cleiton Xavier, Diego Souza e Obina vão ter que se virar praticamente sozinhos na frente.

"Vai ser um jogo pegado, de muitas faltas", prevê o meia Diego Souza. "Por isso nós vamos ficar atrás da linha da bola, esperando o adversário errar para tentar encaixar um contra-ataque. Eles vão atacar como uma avalanche, e nós vamos tentar evitar."

Ainda segundo o camisa 7, essa é a marca de Muricy Ramalho. "O time tem a cara dele. Ele montou o esquema que gosta, e está dando certo. Vamos marcar do jeito que ele pede."

O duelo com o Atlético-MG será o quarto de Muricy no comando do clube. Nos três anteriores, houve uma queda na produção ofensiva.

O Palmeiras, que anotou 26 gols em 14 jogos com Vanderlei Luxemburgo e Jorginho, fez apenas três com o ex-treinador do São Paulo. A média, que era de 1,86 por jogo, caiu para 1.

Apesar disso, "tem dado certo", como faz questão de dizer Diego Souza. Foram duas vitórias e um empate em três jogos, pontos suficientes para manter o time alviverde na liderança.

Até aqui, o Palmeiras ganhou 68,6% dos pontos que disputou - aproveitamento superior ao dos últimos seis campeões na metade do campeonato. "O campeonato se ganha nessas minidecisões", diz Muricy. O zagueiro Maurício Ramos já havia adiantado: "Empatar lá será um ótimo resultado".





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155469/visualizar/