Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 07:46
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Uma criança foi confirmada ontem como mais um caso de gripe suína na cidade de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá. A informação foi obtida através do exame recebido pela Secretaria de Saúde do município, que agora conta com dois casos confirmados, tal como Barra do Garças. Atualmente, Mato Grosso contabiliza 15 casos confirmados da doença. A criança de Sorriso, cuja idade e sexo não foram revelados pela Saúde, passa bem e já foi liberada do monitoramento.

O exame que confirmou o caso foi realizado pelo laboratório de referência Adolfo Lutz, em São Paulo. O mesmo laboratório ainda deve enviar o resultado do exame que pode confirmar o primeiro caso de morte por gripe suína ocorrido no Estado. Era um homem de 30 anos que estava internado no Hospital Regional de Sorriso. Ele veio de Maringá (PR) com sintomas da gripe, internou-se no dia 27, mas seus sintomas se agravaram. O paciente morreu na semana passada.

Ontem também foi anunciada pelo governo federal uma nova remessa de medicamentos que atuam contra a gripe suína. Estados e municípios devem receber 800 mil kits para tratamentos, adquiridos pelo governo. O Tamiflu, medicamento que atua contra o vírus da Influenza A (H1N1), também foi adquirido em lotes pela rede privada de saúde, mas só pode ser comercializado sob prescrição médica.

O medicamento já está sendo utilizado em Mato Grosso nos casos de pessoas com sintomas graves da nova gripe ou em pessoas que integram o chamado grupo de risco da doença – aquelas que sofrem com alguma imunodeficiência, gestantes, maiores de 60 anos de idade e crianças menores de dois anos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que ainda não se sabe a parcela de Mato Grosso dentro da nova remessa de medicamentos. Isso porque os kits devem ser enviados pelo governo federal de acordo com a necessidade informada pelo Estado, conforme esclareceu a assessoria de imprensa.

De acordo com a gerente em Vigilância da Saúde municipal, Flávia Guimarães, os kits recebidos pelo Estado são posteriormente solicitados pelos municípios para uso por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Cuiabá conta, até o momento, com sete casos confirmados da nova gripe. Todos os pacientes passam bem. Um novo boletim sobre a situação da doença na Capital deve ser divulgado ainda esta semana.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155486/visualizar/