Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 05:01

    Imprimir


Membros da Executiva do PT de Rondonópolis, sob o ex-vereador Aparecido Soares de Lima, o Cidão, aprovou por unanimidade duas propostas a serem encaminhadas para um mesmo "alvo": o deputado federal Carlos Abicalil. Vão discutir com o parlamentar o processo eleitoral de 2010 e, ao mesmo tempo, sugerí-lo licenciamento de ao menos 90 dias para o hoje primeiro suplente Juca Lemos ser contemplado com a vaga na Câmara Federal.

As negociações com Abicalil sobre abertura da vaga não serão fáceis. Primeiro, porque o deputado é o principal líder no Estado da tendência Unidade na Luta, enquanto Juca Lemos pertence ao grupo da senadora Serys Marly, que já começou a brigar internamente com o colega deputado pelo direito à disputa à cadeira no Congresso Nacional em 2010. Segundo, Abicalil nunca saiu de licença para prestigiar suplente desde quando se elegeu deputado, em 2002, e não demonstra entusiasmo em abrir espaço para um suplente que, em tese, traria visibilidade e reforço dentro do PT ao bloco de Serys, em cujo gabinete o ex-vereador rondonopolitano está lotado como assessor parlamentar.

O presidente da legenda petista de Rondonópolis argumenta que membros da mesma corrente de Abicalil, como Ademar de Lima, Baltazar de Mello e Mauro Campos, que inclusive é assessor do deputado, participaram da reunião e se mostraram favoráveis à ideia de haver rodízio. Juca Lemos, que teve 7.329 votos em 2006, está na condição de primeiro suplente porque João Ferlin, que garantiu 7.982 votos ocupa hoje a cadeira de São José dos Quatro Marcos e não renunciaria ao posto do Executivo para ficar com a cadeira de deputado federal por alguns meses.

O lobby junto a Abicalil é no sentido deste abrir para o rodízio e, assim, "democratizar mais o partido" e proporcionar visibilidade eleitoral a Juca, principalmente na Grande Rondonópolis, destaca o dirigente Cidão. Juca ganhou projeção política nas décadas de 80 e 90 como presidente do Sindicato dos Bancários da região Sul do Estado. Depois foi vereador por três mandatos. Na gestão do prefeito Adilton Sachetti (PR), Juca ocupou, em Brasília e com status de secretário, o cargo de chefe do Escritório da Prefeitura de Rondonópolis. Depois, foi nomeado como um dos assessores de Serys no Senado. Agora, quer vaga de deputado federal, mesmo que seja por três meses para se tornar o terceiro da Grande Rondonópolis já Câmara Federal, se juntando a Carlos Bezerra (PMDB) e a Wellington Fagundes (PR).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155498/visualizar/