Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 11 de Agosto de 2009 às 21:15
Por: Emili Archer

    Imprimir


Fiscalizar o som abusivo e garantir qualidade de vida para a população. Com este objetivo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza entre os dias 11 e 14 de agosto, o Curso de Capacitação em Poluição Sonora. O secretário da Semma, Lindomar Alves, anuncia que a equipe de fiscais e parceiros recebe mais um treinamento e começa a atuar no início do mês de setembro. O físico especialista em acústica, professor Jorge Soares de Almeida, ministra a capacitação.

As aulas teóricas e práticas vão abordar os conceitos e efeitos nocivos dos ruídos, as regras básicas de medição, legislação federal, estadual e municipal, os tipos de equipamentos e como utilizá-los, e, principalmente, como emitir o laudo técnico de monitoramento e avaliação.

O professor, Jorge de Almeida, ressalta a importância da capacitação. “Além de fiscalizar, os agentes vão orientar a comunidade para os riscos que correm quando estão expostos a grandes ruídos”, disse.

São 14 fiscais ambientais, dez policiais militares, quatro escrivães da Polícia Civil, dois fiscais do Departamento de Código e Postura, dois fiscais de trânsito, dois representantes do Juizado Volante Ambiental – Juvam e dois do Ministério Público – MP.

O encerramento da capacitação será marcada por um seminário sobre Interferência do Ruído na Saúde e na Aprendizagem. O evento vai ser aberto ao público a partir das 19 horas, no auditório da Prefeitura, na sexta-feira, dia 14 de agosto.

A composição da equipe e o sistema de treinamento dos integrantes foram definidos no termo de ajustamento de conduta firmado entre o prefeito José Carlos do Pátio e o promotor de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, com a proposta de tornar as políticas públicas de combate à poluição sonora eficiente, em Rondonópolis.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155510/visualizar/