Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Agosto de 2009 às 19:00
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, apresenta a palestra "A Sustentabilidade como Oportunidade de Negócio”, na tarde desta terça-feira (08.08), no 8º Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), em São Paulo. O chefe do Executivo estadual, na ocasião vai mostrar quais são os principais desafios que o Estado tem enfrentado na questão do desmatamento e os problemas que causam desmatamento.

Na palestra, Blairo Maggi levará a experiência do Estado no enfretamento à degradação ambiental e fará uma análise de como está Mato Grosso e o país no cenário mundial, mostrando que o Brasil tem recorde de produtividade e produz muito sem desmatar. Mato Grosso é o maior produtor de soja, algodão e carne (nacional), com 64% das florestas preservadas e outros 25% de áreas degradadas com potencial agricultável, prova de sustentabilidade.

O Estado hoje faz a interlocução com o setor produtivo (agronegócio) e as entidades ambientalistas. O Governo de Mato Grosso defende, entre os projetos futuros do Governo que também serão apresentados no evento em São Paulo, a conversão dos 25% de áreas degradadas usadas para pastos em área agricultável. O MT Legal e os pactos com os setores produtivos, sucroalcooleiro, madeireira e pecuarista, incluindo a moratória da carne, são outros assuntos em destaque na participação do governador.

A apresentação chamará a atenção dos participantes, por exemplo, para a falta de um marco regulatório, ausência de diálogo entre os setores produtivo e ambiental na esfera nacional, o baixo índice de regularização fundiária e baixo índice de regularização ambiental. O REDD Noroeste, que defende o Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais (PSA), é mais uma questão importante dentro da palestra.

O 8º Congresso Brasileiro de Agribusiness traz ainda nesta terça a participação do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, com a palestra "Sustentabilidade: Contexto Estratégico de uma Nação". No mesmo dia, pela manhã, será apresentado o painel "Questões-chave para o Agronegócio Brasileiro", com a presença do diretor da Abag, Ingo Plöger, e do ex-ministro da Economia Delfim Netto.

O Congresso terá transmissão on-line em tempo real, pelo Twitter. A apresentação do governador Blairo Maggi terá início às 15h (horário de SP).

Outras informações no site www.abag.com.br





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155610/visualizar/