Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 10 de Agosto de 2009 às 12:07

    Imprimir


O planeta Terra iniciou a entrada na rota dos detritos do cometa Swift-Tuttle, responsáveis pela chuva de meteoros Perseídas. O fenômeno, facilmente visível a olho nu, terá seu ponto máximo na madrugada de terça para quarta-feira. A expectativa dos astrônomos é de que sejam vistos até 200 meteoros por hora cruzando os céus durante a madrugada. Em Mato Grosso, a chuva de meteoros poderá ser vista, caso o céu não esteja nublado.

O astrônomo amador Eduardo Baldaci explica que esses meteoros poderão ser vistos a olho nu, podendo surgir em qualquer parte do céu, mas sempre se dirigindo para a Constelação do Perseu. "São meteoros lentos, longos, luminosos e coloridos. Os cientistas acreditam que este ano teremos um máximo de até 200 meteoros por hora", comenta Eduardo Baldaci.

O ponto de convergência dos meteoros, chamado de radiante, será ao norte, na constelação de Perseus. A Lua estará na Constelação de Áries, sem causar muita interferência. Baldaci ressalta que sempre é importante notar que a poluição luminosa e as condições atmosféricas interferem em quaisquer observações de fenômenos astronômicos.

A História das Perseídas

Relatos chineses de 2.000 atrás falam que em uma só noite foram vistos centenas de meteoros. Os indianos relatam a história de uma chuva de meteoros em agosto. Só em 1835 foi que esta chuva foi batizada de Perseídas pelo cientista Belga Adolphe Quetelet, o primeiro a constatar que seus meteoros tinham um ponto radiante na constelação de Perseus.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155647/visualizar/